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Aprender Conectado conquista prêmio internacional de tecnologia para desenvolvimento sustentável

Premiação organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), ligada à ONU, avalia projetos e atividades que aproveitam o poder das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para promover o desenvolvimento sustentável

São Paulo, 25 de abril de 2024 – O Aprender Conectado está na lista dos cinco campeões da categoria Linha de Ação C3 “Acesso à informação e ao conhecimento” do Prêmio WSIS 2024 – World Summit on the Information Society (Cúpula da Sociedade Mundial da Informação), organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) com participação de outras agências das Nações Unidas (ONU).

A premiação final acontecerá durante o evento de Alto Nível do Fórum WSIS +20, que será realizado em Genebra, Suíça, no dia 28 de maio. Considerada uma versão ampliada do Fórum WSIS, o evento servirá como uma plataforma com o objetivo de analisar o progresso alcançado na implementação dos resultados da WSIS sob os mandatos das agências participantes.

“Esse reconhecimento internacional só confirma a importância do Aprender Conectado no desenvolvimento da educação brasileira. É uma grande honra poder apresentar essa credencial, que nos confere ainda mais credibilidade para prosseguirmos no projeto, que em breve, atingirá mais de 25 mil unidades escolares”, afirma Flávio Santos, presidente do Aprender Conectado.

A premiação avaliou o projeto piloto do Aprender Conectado, iniciativa que objetiva implantar projetos de conectividade nas escolas públicas de ensino básico, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em atividades educacionais, de acordo com as obrigações estabelecidas no edital de leilão do 5G.

Finalizado em agosto de 2023, o projeto piloto foi  implantado em 10 municípios brasileiros, distribuídos pelas cinco regiões do país, atendendo um total de 177 escolas públicas, beneficiando 30,7 mil alunos.

Além de implantar solução solar nas escolas que não dispunham de energia elétrica, o projeto-piloto fornecerá conexão de alta velocidade por 3 anos, instalou a rede Wi-Fi para distribuição do sinal e forneceu computadores para alunos e professores, com manutenção garantida por todo esse período. Foram distribuídos 4.731 notebooks educacionais para os alunos, 434 notebooks para os professores, 226 carrinhos de recarga e 260 projetores e telas.

Os municípios foram escolhidos segundo critérios técnicos, considerando variáveis como o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), número de alunos beneficiados, ponto de conectividade do município e existência de escolas em terras indígenas, em comunidades remanescentes de quilombos e em assentamentos rurais.

Prêmio WSIS 2024

O concurso anual global foi desenvolvido em resposta aos pedidos das partes interessadas da WSIS para criar um mecanismo eficaz para avaliar projetos e atividades que aproveitem o poder das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para promover o desenvolvimento sustentável. O concurso reconhecerá mais uma vez histórias de sucesso notáveis de todo o mundo pelo seu papel na construção de uma sociedade da informação inclusiva.

As partes interessadas da WSIS (governos, agências, setor privado, sociedade civil etc.) foram incentivadas a submeter os seus projetos e iniciativas relacionados com as TIC para o concurso anual dentre as 18 diferentes linhas de ação WSIS. Um número de 1.049 projetos de todo o mundo compôs a lista inicial de candidatos. Após diversas etapas, que incluíram a avaliação por comitê de especialistas internacionais e votação pública aberta internacional, cinco campeões foram escolhidos para cada uma das categorias do Prêmio.

Entenda o Aprender Conectado

O Aprender Conectado surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

O projeto visa o atendimento de escolas públicas em todo o país, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, garantindo conexão com internet banda larga e rede Wi-Fi, mesmo para aquelas que não possuem energia.

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM, que criaram a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), responsável pela execução do projeto.

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