Aprender Conectado – EACE

Projeto Piloto

Home - Projeto Piloto - VOCÊ ESTÁ AQUI!

O projeto piloto foi criado para entender melhor as necessidades e analisar as dificuldades técnicas para levar a conectividade às escolas. Para isso, foram escolhidas dez cidades, duas em cada região do país. Ao total são 177 escolas que fazem parte do projeto piloto, sendo 34 localizadas em terras indígenas. O projeto piloto foi aprovado em agosto de 2022 e as escolas já estavam todas conectadas e com equipamentos instalados em agosto do ano seguinte.

Evolução do Projeto

A Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) selecionou fornecedores para o Projeto Piloto, para fornecimento, implantação e serviços de Rede Externa, Rede Interna (WiFi) e Sistemas Fotovoltaicos Off Grid.

Os municípios do Projeto Piloto foram escolhidos de acordo com critérios técnicos elaborados pelo grupo, considerando variáveis como o IDH-M, número de alunos beneficiados, porte e conectividade do município e existência de escolas em terras indígenas, em comunidades remanescentes de quilombos e em assentamentos rurais.

O piloto foi implantado em 10 municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo um total de 177 (cento e setenta e sete) escolas públicas de educação básica. Das 181 (cento e oitenta e uma) instituições de ensino públicas da educação básica visitadas, detectou-se  4 (quatro) desativadas, sendo uma em Berilo/MG, duas em Cavalcante/GO e uma em Santa Luzia do Itanhy/SE. Assim, o projeto-piloto passou a contemplar 177 (cento e setenta e sete) escolas. 

Todas as escolas foram dotadas de infraestrutura completa de conectividade, incluindo o acesso à banda larga em alta velocidade (1 Mbps/aluno, considerando o número de estudantes matriculados no maior turno e no mínimo 50 Mbps por escola), de rede Wi-Fi para distribuição da internet no ambiente escolar e de computadores a serem utilizados pelos alunos e pelos professores.

Atualizações

Projeto-piloto_18_09.pdf

×