Estamos de volta! E no primeiro episódio da segunda temporada do ‘Pod Aprender Conectado’, o podcast da conectividade, os ouvintes são convidados a continuar explorando os impactos transformadores da conectividade e da tecnologia na educação. Sob a apresentação de Silvana Martinucci, a nova temporada está mergulhando em temas relevantes que moldam o futuro da aprendizagem no Brasil e no mundo.
No episódio de estreia, Márcia Guena é a convidada especial. Graduada em Jornalismo pela USP, possui mestrado em integração na América Latina pelo programa USP e doutorado em História pela Universidade Complutense de Madrid. Com sua vasta experiência acadêmica e compromisso com questões raciais e educacionais, Márcia compartilhou ensinamentos sobre o acesso à tecnologia em comunidades quilombolas e indígenas. Ela ainda discutiu os desafios enfrentados, desde a estruturação das escolas até a necessidade de uma abordagem crítica à mídia digital. “A conectividade sempre é uma ferramenta muito importante para organização e para conhecimento dessas comunidades”.
A conversa abordou ainda a importância da conectividade como ferramenta para a promoção da inclusão e preservação cultural, destacando a necessidade de políticas públicas que garantam acesso equitativo às novas tecnologias. Márcia enfatiza que a conectividade é, além de representar o acesso à internet, uma questão de justiça social e democratização do conhecimento. “É importante que essas comunidades tenham acesso à internet e a todo o conhecimento que ela proporciona, porque é uma grande oportunidade para que essas comunidades confirmem suas tradições e culturas.”
Os ouvintes são convidados a refletir sobre o papel da tecnologia na educação e a importância de políticas que promovam a equidade e a inclusão digital. Como você imagina que as escolas podem integrar de forma eficaz as novas tecnologias para garantir uma educação mais inclusiva e igualitária?
Não perca este episódio do ‘Pod Aprender Conectado’, disponível agora nas principais plataformas de streaming.