Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Gaúcha do Norte está entre as dez cidades que receberam o Aprender Conectado - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Gaúcha do Norte está entre as dez cidades que receberam o Aprender Conectado

  • 24 de outubro de 2023
  • redacao_eace
  • 0

Projeto de conectividade está levando internet banda larga para alunos da cidade mato-grossense

Com forte presença da agricultura como fonte da economia local, Gaúcha do Norte, no Mato Grosso, conta com 15 escolas atendidas pelo projeto piloto do Aprender Conectado, 11 delas estão na região rural e quatro na região urbana. Esses números ilustram o impacto que a conectividade terá no futuro de mais de 1.600 alunos, além de trazer capacitação para o uso das novas tecnologias para cerca de 80 docentes.

O “Aprender Conectado” tem como objetivo levar internet de qualidade e computadores para as escolas públicas de educação básica em todo o Brasil e a cidade de Gaúcha do Norte é uma delas. A implantação do está sendo feita pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), que é composta pelas empresas vencedoras da faixa de 26 GHz do leilão do 5G, Algar Telecom, Claro, Telefônica (dona da marca Vivo) e TIM. A Eace é responsável por operacionalizar todos os procedimentos relativos à conectividade das escolas, como implantação de infraestrutura e equipamentos internos, além do fornecimentos dos dispositivos tecnológicos, como notebooks, telas e projetores e carrinhos de carregamento e armazenamento. 

A Eace é fiscalizada e segue as diretrizes estabelecidas pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), criado no âmbito das obrigações estabelecidas no edital do leilão do 5G. É composto pela Anatel, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e pelas empresas que formam a Eace. O Gape é responsável por definir os critérios técnicos, metas e prazos das iniciativas relacionadas à conectividade das escolas públicas.

O objetivo final é permitir que as escolas tenham acesso à internet com qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação (TICs), nas atividades educacionais regulamentadas pela Política de Inovação Educação Conectada. O Gape dispõe de R$3,1 bilhões para execução dos projetos em escolas públicas rurais e urbanas, em áreas indígenas e quilombolas, e assentamentos.

Conheça Gaúcha do Norte

O município de Gaúcha do Norte, localizado no estado do Mato Grosso, teve sua origem no nome de uma empresa chamada Colonizadora Gaúcha, que havia sido fundada em Cascavel, no Paraná, e que adquiriu vastas áreas de terras na região. A maioria dos moradores de Cascavel é oriunda do Rio Grande do Sul e migraram para o sertão de Mato Grosso, dando o seu linguajar e tradição peculiares à região.

Em 1981, foi criado o distrito de Gaúcha do Norte e em 1995 o município foi emancipado. Desde então, a economia do município tem se desenvolvido com a pecuária e o cultivo da seringueira, além da agricultura. O comércio também é importante para o progresso da região.

A cidade oferece boas condições de vida e tem atraído pessoas de diferentes partes do país por suas terras férteis e possibilidades de crescimento. Atualmente, tem uma população aproximada de 10 mil habitantes.