Cidade está entre os 10 municípios escolhidos para a fase piloto da iniciativa e já conta com 100% de suas escolas com acesso à internet
Com um nome que entrega sua localização, a cidade de Entre Rios é parte dessa diversidade e belezas naturais características em Santa Catarina. Localizada entre os rios Chapecó e Chapecózinho, o município é conhecido por sua natureza exuberante, produção agrícola e pecuária, além da extração de pedras preciosas.
A cidade é uma das 10 que receberam o projeto piloto do Aprender Conectado, que está assegurando a universalização do direito à conectividade para escolas públicas do ensino básico. A iniciativa foi elaborada pelo Gape — Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas — formado pela Anatel, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e pelas empresas proponentes vencedoras da faixa de 26GHz do leilão do 5G (Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo e TIM).
As atividades são realizadas pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), criada pelo Gape, que tem como responsabilidade definir as diretriz e critérios técnicos, metas e prazos das intervenções, que podem contemplar quaisquer infraestruturas, equipamentos e recursos associados à consecução dos objetivos relacionados à conectividade das escolas públicas. O Gape também tem como distribuição o acompanhamento e fiscalização das atividades da Eace, bem como a aprovação do uso dos recursos.
Com uma população de 3.218 habitantes, em 2022, e uma área territorial de 103,888 km², Entre Rios é uma cidade que tem muito a oferecer. Sua população é composta por comunidades indígenas caingangues e guarani, que expressam uma parcela significativa nas diversas áreas culturais do município. De acordo com o IBGE, a cidade tem uma escolarização de 6 a 14 anos de 97,3%, de acordo com dados de 2010, e um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM de 0,657, de acordo com dados de 2010.
No projeto piloto, a cidade de Entre Rios contou com 10 escolas contempladas, 6 delas na área rural do município e 4 na área urbana. São 815 alunos e 71 docentes impactados pela nova infraestrutura do Aprender Conectado.
Turismo e belezas naturais
Um local muito valorizado de Entre Rios chama-se Salto Saudades, uma belíssima sequência de cachoeiras e quedas d’água. Além disso, Entre Rios é o único município do estado de Santa Catarina que possui, no território, extração de pedras preciosas, como ametista e citrino, atualmente existem 16 frentes de extração em atividade. Os garimpos estão situados a aproximadamente um quilômetro do centro da cidade.
A cidade é conhecida também pela produção agrícola e pecuária, que são suas principais fontes de renda. A produção de grãos de milho, soja e a produção leiteira são as atividades mais destacadas na agricultura.
O Turismo Rural se completa com o Turismo de Aventuras. Além disso, a culinária de Entre Rios é altamente regionalista e de dar água na boca. Entre os mais diversos temperos, aromas e sabores, os destaques ficam por conta da famosa Galinha Caipira, a suculenta Ovelha na Brasa, o incomparável Churrasco Sulista, assim como a grande variedade de peixes que proporcionam pratos cada dia mais elaborados.
Outra atração de Entre Rios é a reserva indígena Kaingang e Guarani. Os índios plantam feijão e milho para consumo próprio e para venda além de fazerem artesanato e praticarem rituais sagrados de suas tradições.
Agora, com a chegada da infraestrutura completa e internet de banda larga em suas escolas, Entre Rios pode oferecer ainda mais aos seus moradores. Com a tecnologia de ponta, as escolas podem oferecer aos alunos um ambiente de aprendizado mais moderno e conectado.