Estado quer melhorar a conectividade das escolas com internet de alta velocidade a fim de permitir o uso para fins pedagógicos de forma plena
Vicente Aquino, conselheiro da Anatel e presidente do GAPE (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas), se reuniu nesta semana, no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, e na sede da Anatel, em Brasília, com integrantes do executivo estadual para discutir duas parcerias na área de tecnologia da informação.
Uma delas é o aumento da velocidade da internet nas escolas públicas estaduais. De acordo com levantamento da Anatel, a rede pública estadual do Ceará conta com 100% das escolas conectadas à internet, sendo que 78% das unidades possuem internet com até 10 MB, considerado insuficiente para o uso em sala de aula.
De acordo com Aquino, será possível estudar uma parceria dentro do projeto Aprender Conectado, que oferecerá conexão com internet banda larga, rede wi-fi e computadores para escolas públicas de todo o Brasil. “Temos na Anatel um recurso que veio do leilão 5G da ordem de R$ 3,1 bilhões e é destinado a conectar escolas do ensino básico. O Ceará vai bem em relação à quantidade de escolas do Estado conectadas. O que precisa é melhorar a velocidade da conectividade da internet nessas escolas. Na rede municipal, a situação é outra, muitas escolas ainda precisam se conectar e outras avançar na velocidade também”, explicou Aquino.
O projeto está finalizando a fase piloto, quando foram escolhidos dois municípios das cinco regiões do Brasil – Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste, totalizando 177 escolas públicas localizadas em áreas rurais, urbanas, indígenas e quilombolas.
Entenda o projeto Aprender Conectado
O projeto Aprender Conectado surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade à escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.
Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefonica, dona da marca Vivo, e TIM. O Gape é presidido pelo conselheiro Vicente Aquino e tem a missão de fiscalizar a Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace), responsável pela execução do projeto.
O Aprender Conectado atenderá escolas em todo o País, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia, com internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática.
De acordo com o painel de conectividade do Gape, disponível no site da Anatel, no Brasil existem 138.803 escolas públicas, das quais 9.498 não possuem internet, sendo, aproximadamente 90% do total nas regiões Norte e Nordeste. Os dados apontam também a existência de 3.241 escolas sem energia elétrica e 92.711 sem laboratório de informática.
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