O presidente do Aprender Conectado, Flávio Santos, esteve em Macapá (AP), acompanhando o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta sexta-feira (3.05), em diversas ações de conectividade e de inclusão digital.
No Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Roberto Ferreira da Silva, local em que acontecia a Caravana Federativa, Juscelino entregou 1 mil computadores e participou da solenidade de formatura de 600 alunos. O Ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais SRI/PR, também esteve presente nos eventos. A SRI é o ministério responsável pela Caravana Federativa.
O Ministro Juscelino Filho disse que “as escolas públicas do Amapá serão conectadas com banda larga para as crianças terem acesso à inclusão digital.” O presidente do Aprender Conectado complementou, dizendo que está prevista a entrega de 401 escolas conectadas no estado. Com 72 preparadas para receber o projeto na fase 3 até julho deste ano, e mais ainda a serem entregues na fase seguinte. “Estamos preparados para revolucionar o ensino no Brasil, levando conexão e tecnologia para alunos em mais um estado”, resumiu.
O projeto Aprender Conectado, iniciativa que leva conexão de alta velocidade a escolas de todo o Brasil, surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.
O projeto visa o atendimento de escolas públicas em todo o país, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, garantindo conexão com internet banda larga e rede Wi-Fi, mesmo para aquelas que não possuem energia.
Outras ações de inclusão digital como esta no Amapá fortalecem a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), que tem o Aprender Conectado como um de seus principais eixos.