Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - A sala de aula em 2024: principais tendências para a educação conectada  - VOCÊ ESTÁ AQUI!

A sala de aula em 2024: principais tendências para a educação conectada 

  • 25 de janeiro de 2024
  • redacao_eace
  • 0

Em um mundo onde a inovação tecnológica avança a passos largos, a educação encontra-se em um ponto de transformação sem precedentes. O ano de 2024 promete ser um marco nesta evolução, trazendo tecnologias que facilitam o ensino e o aprendizado, além de redefinir estes processos. 

Para explorar como essas inovações estão influenciando tanto os profissionais da educação quanto os estudantes, preparamos uma série com quatro matérias que serão publicadas no site do Aprender Conectado. No primeiro texto daremos uma visão geral da tecnologia na sala de aula em 2024 no Brasil. No segundo, abordaremos o impacto da tecnologia diretamente nas escolas públicas. A terceira reportagem mostrará como os educadores podem aproveitar a tecnologia no próprio desenvolvimento profissional. Os estudantes serão contemplados na quarta e última matéria, onde mostraremos como a tecnologia apresenta uma nova forma de aprendizado. 

Ao integrar tecnologia avançada na sala de aula, estamos melhorando a qualidade da educação e garantindo que ela seja acessível e adaptada às necessidades de uma sociedade cada vez mais digital. Entre conectividade aprimorada, ferramentas de aprendizado inteligente e métodos interativos, 2024 apresenta um horizonte empolgante para educadores e alunos.

A Tecnologia na Sala de Aula em 2024: Uma Visão Geral no Brasil

O ano de 2024 destaca-se pela adoção de tecnologias inovadoras nas escolas brasileiras, oferecendo vantagens distintas para professores e alunos.

Realidade Aumentada e Virtual: Imersão e Interatividade

  • Para Professores: Ferramentas de Realidade Aumentada – RA e Realidade Virtual – RV, como o Google Expeditions, permitem criar aulas mais envolventes. Professores de geografia podem, por exemplo, usar essas ferramentas para realizar viagens virtuais por regiões brasileiras.
  • Para Alunos: A Realidade Virtual, através de plataformas como o Unimersiv, oferece maneiras inovadoras de explorar conceitos complexos, como uma viagem pelo sistema solar.

Inteligência Artificial e Aprendizado Personalizado

  • Para Professores: A IA auxilia na adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos, com ferramentas como o Knewton.
  • Para Alunos: Sistemas de IA, como o Carnegie Learning, oferecem um aprendizado personalizado, adaptando-se ao ritmo de cada estudante.

Conectividade e Acesso

  • Para Professores: O acesso facilitado a recursos online é potencializado por plataformas como o Khan Academy, enriquecendo o material didático.
  • Para Alunos: A expansão da conectividade permite acesso a uma variedade de recursos educacionais, como o portal Educa.

Plataformas Colaborativas: Comunicação e Colaboração

  • Para Professores: Plataformas como o Microsoft Teams for Education facilitam a organização do trabalho em equipe e a comunicação com os alunos.
  • Para Alunos: Ferramentas como o Padlet oferecem espaços para colaboração e compartilhamento de ideias.

Estas tecnologias aprimoram o processo educacional e preparam os alunos para um futuro digital, sendo fundamentais para o avanço da qualidade educacional no Brasil.