Monitoramento da rede é realizado em tempo real, garantindo uma boa experiência no uso da internet para os professores e alunos
Com a finalização do projeto piloto do Aprender Conectado em agosto de 2023, mais de 31.200 estudantes de escolas públicas de todo o Brasil puderam ter acesso a uma educação conectada com infinitas informações trazidas pela internet.
Implantado pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas – Eace, o projeto piloto do Aprender Conectado ofereceu instalação da internet de alta velocidade nas escolas, por meio de fibra, rádio ou satélite, da rede interna wi-fi em todos os ambientes, com a entrega de notebooks para alunos e professores, além de projetores, telas e carrinhos de armazenamento. Mas, além de tudo isso, era necessário garantir a estabilidade no fornecimento do sistema.
Considerando as diretrizes da PORTARIA ANATEL Nº 2347, de 09 maio de 2022, o projeto Aprender Conectado também foi contemplado, com aplicação do monitoramento das escolas, numa iniciativa inédita como política pública na área educacional. O compromisso do monitoramento é de 36 meses, mesmo período que contempla o fornecimento da internet.
Para garantir a excelência do serviço, uma célula de suporte especializado opera dentro da Diretoria de Operações da Eace, área responsável pela implantação do Aprender Conectado, possibilitando a eficácia do monitoramento com uma atuação proativa e preventiva. Quando necessário, os diretores das escolas podem acionar diretamente o Suporte da Eace.
No decorrer do dia, as equipes atuam conforme critérios inseridos em uma ferramenta que emite alertas. A cada 5 minutos, todas as escolas são rastreadas por essa ferramenta de monitoramento de rede que verificam a conectividade, o tráfego de rede e o status dos dispositivos, permitindo um acompanhamento em tempo real do link de acesso e dos equipamentos de rede, como roteadores, switches, Acess Points e firewalls, intervindo imediatamente quando anomalias são detectadas.
A área de Suporte técnico acompanha o desempenho da rede por meio de dashboard que consolida o tratamento dos chamados, detalhando causa raiz, tempo de resolução e outras métricas relevantes, permitindo uma melhor compreensão do ambiente de rede da escola.
Outros pontos positivos do monitoramento é a identificação de quais aplicativos são mais utilizados, além de servir como base para aprimoramentos constantes do programa.