Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Aprender Conectado é apresentado no 5G Summit - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Aprender Conectado é apresentado no 5G Summit

  • 9 de março de 2023
  • redacao_eace
  • 0

Evento promovido pela TI Inside acontece nos dias 8 e 9 de março e discute as transformações geradas pela nova tecnologia

O Aprender Conectado, que prevê o fornecimento de internet banda larga e equipamentos de informática para escolas públicas, foi apresentado pelo presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas Gape, Vicente Aquino, no 5G Summit, promovido pela TI Inside.

O evento, que acontece nos dias 08 e 09 de março, visa discutir a nova realidade que a conectividade 5G trará para o mercado empresarial, como as transformações nas aplicações de automação industrial, direção cirúrgica remota, comunicação massiva entre dispositivos, streaming, comércio eletrônico, aplicações no campo, realidade virtual, modelo de negócios inovadores, entre outras.

Em sua apresentação, Vicente Aquino, que também é conselheiro da Anatel, expôs o surgimento do projeto Aprender Conectado, a partir do leilão do 5G, que foi o maior leilão realizado pela Anatel. Não arrecadatório, o leilão incluiu compromissos que proporcionarão maior inclusão digital, como a destinação de R$ 3,1 bilhões para levar internet de qualidade às escolas públicas.

“Se nós conseguirmos fazer com que a internet chegue em todos os lugarejos desse imenso país, eu terei cumprido a minha missão, que é conectar as escolas de educação básica do Brasil, levando informação e melhorando a vida dessas pessoas”, finalizou o conselheiro da Anatel.

O projeto Aprender Conectado está finalizando a fase piloto, quando foram escolhidos dois municípios em cada uma das cinco regiões do país, totalizando 177 escolas públicas e aproximadamente 32 mil alunos, que receberão equipamentos de informática e terão melhores condições de aprendizagem com rede wi-fi e internet de alta velocidade.

Em paralelo, foram iniciadas as vistorias a mais 2.323 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no Aprender Conectado. Nessa etapa serão visitadas 967 escolas no Amazonas, localizadas nas cidades de Manaus, Manicoré e Tabatinga. No Pará, serão 1.059 unidades nas cidades de Afuá, Breves, Portel, Porto de Moz e Santarém. Na Paraíba, serão 297 escolas, todas na capital, João Pessoa.

Entenda o projeto Aprender Conectado

O projeto o projeto Aprender Conectado surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

O Aprender Conectado atenderá escolas em todo o País, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia, com internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática.

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM, que criaram a Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace), responsável pela execução do projeto. O Gape é presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, e tem a missão de dar as diretrizes e fiscalizar a Eace.