Você já ouviu falar em Megabits por segundo, também conhecido pela sigla Mbps? Se não, não se preocupe! É uma medida utilizada para medir a velocidade da conexão de internet.
Mas antes de começarmos, para entender Mbps é preciso compreender um outro termo importante dentro desse mundo da conectividade, a largura de banda larga. Muitos não sabem que quando se fala em internet ela está intimamente relacionada ao Mbps.
A resposta depende do que você faz na internet. Se você usa a internet principalmente para navegar na web, ver e-mails e assistir a vídeos no YouTube, uma velocidade de 10 Mbps deve ser suficiente. Se você joga games online, trabalha ou estuda com muitos arquivos grandes, pode querer uma velocidade mais rápida, como 100 Mbps ou mais.
Lembre-se de que a largura de banda também pode ser afetada por outros fatores, como o número de dispositivos conectados à sua rede e a qualidade do roteador que você está usando. Largura de banda é a quantidade total de dados que você pode baixar em um determinado período de tempo. É medido em Mbps e é importante encontrar a velocidade certa para suas necessidades online.
Mas o que são os Megabits e como eles funcionam por segundo?
Os Megabits são uma unidade de medida utilizada para quantificar a velocidade de transferência de dados. Eles são compostos por bits, sendo que oito bits formam 1 byte, a menor unidade de informação em computação. Portanto, quando falamos em Megabits por segundo (Mbps), estamos nos referindo à quantidade de dados que podem ser transferidos em um segundo. Vale lembrar que 1 Megabyte (MB) é igual a 8 Megabits (Mb). Portanto, uma conexão de internet de 8 Mbps permite, teóricamente, baixar 1 MB de dados por segundo.
Por exemplo, imagine que você está baixando um arquivo de 10 Megabytes (MB) em uma conexão de 10 Megabits por segundo (Mbps). Você pode pensar que esse arquivo será baixado em 1 segundo, mas isso não é correto. Estamos falando de Megabits, não Megabytes, então esse tempo será de cerca de 8 segundos, pois 1 byte é igual a 8 bits, e portanto, 10 Megabits equivalem a 1.25 Megabytes.
Agora, se você está baixando um arquivo de 10 Gigabytes (GB) com uma conexão de 10 Megabytes por segundo (80 Mbps), levará cerca de 17 minutos e 4 segundos para baixar o arquivo. Isso é calculado convertendo 10 GB para Megabytes (10,000 MB), e então dividindo por 10 MB/s.
No entanto, se a sua conexão de internet for de apenas 10 Megabits por segundo (1.25 Megabytes por segundo), o mesmo download de 10 GB levará muito mais tempo: cerca de 2 horas, 13 minutos e 20 segundos. Isso é calculado convertendo 10 GB para Megabytes (10,000 MB), e então dividindo por 1.25 MB/s.
Além disso, os Mbps também são importantes para determinar o desempenho dos jogos online e outros aplicativos que dependem de uma conexão rápida e estável. Quanto maior for a velocidade da sua conexão, melhor será a qualidade da imagem e do som transmitido.
Qual é a velocidade ideal de internet?
Isso vai depender do tipo de atividade que você estiver realizando na internet. Para navegar nas redes sociais, estudar ou ler notícias online, uma conexão com velocidade mínima de 10 Mbps é suficiente. Já para assistir filmes, utilizar programas na nuvem ou jogar jogos online, uma velocidade entre 25 e 50 Mbps pode ser necessária.
É importante lembrar que a qualidade da conexão também pode ser afetada por fatores externos, como a distância do seu roteador para o dispositivo utilizado e interferências no sinal de internet.
Os tempos de download são calculados com base no tamanho do arquivo e na velocidade da conexão. 1 minuto = 60 segundos, 1 hora = 3600 segundos.
Download de um arquivo de 10 MB com uma conexão de 10 Mbps leva 8 segundos.
Download de um arquivo de 10 GB com uma conexão de 80 Mbps leva aproximadamente 17 minutos.
Download de um arquivo de 10 GB com uma conexão de 10 Mbps leva aproximadamente 2 horas e 13 minutos.