Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Coronel Domingos Soares, no Paraná, é uma das 10 cidades do Projeto Piloto no Aprender Conectado - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Coronel Domingos Soares, no Paraná, é uma das 10 cidades do Projeto Piloto no Aprender Conectado

  • 30 de novembro de 2023
  • redacao_eace
  • 0

Saiba como o projeto piloto já conectou a cidade e quais são as principais características da cidade

Entre as cidades que receberam a fase piloto do Aprender Conectado existe um município que nasceu a partir de uma fazenda em 1954 e que hoje conta com mais de 8 mil habitantes no sudoeste do Paraná. Estamos falando de Coronel Domingos Soares. 

A cidade, que conta com 15 escolas, três na área urbana e 12 na área rural,  foi uma das selecionadas para o projeto piloto do Aprender Conectado e, dessa forma, ter acesso a tecnologias que favoreçam o aprendizado dos alunos e aprimorem as condições de trabalho dos profissionais da educação. O projeto levou às escolas públicas de educação básica internet com qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Esse processo incluiu instalação da rede externa, contratação de banda larga de prestadores de serviços que já atendem a região da escola, rede interna para atendimento administrativo da escola, além de rede Wi-Fi em todas as áreas da escola, em especial nas salas de aula, aquisição de notebooks para alunos e professores com a tecnologia para prática pedagógica e capacitação dos profissionais de educação na utilização dos recursos disponibilizados.

Para a realização do projeto, foi criada a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), composta pelas proponentes vencedoras da faixa 26 GHz do leilão do 5G, Algar Telecom, Claro, Telefônica e TIM. A Eace é responsável por prover quaisquer infraestruturas e equipamentos internos às escolas que necessitem ser instalados ou construídos em decorrência dos projetos definidos pelo Gape. 

O projeto Aprender Conectado é assistido pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e pelas empresas Algar Telecom, Claro, Telefônica e TIM. O Gape tem como objetivo definir os critérios técnicos, metas e prazos dos projetos que podem contemplar quaisquer infraestruturas, equipamentos e recursos associados à consecução dos objetivos relacionados à conectividade das escolas públicas de ensino básico.

Além disso, o Gape é responsável por acompanhar e fiscalizar as atividades da Eace e aprovar o uso dos recursos previstos para execução pela entidade. 

A cidade de Coronel Domingo Soares

O município está localizado no estado do Paraná, com uma população estimada em 5.649 pessoas, de acordo com o IBGE em 2022. A cidade foi criada a partir de uma fazenda e, em 1954, tornou-se um distrito administrativo, sendo elevado a distrito judiciário em 1964. Em 1995, através da Lei Estadual n° 11.265, Coronel Domingos Soares tornou-se um município independente, com território emancipado de Palmas.

Em relação à geografia, o município possui um clima subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas dos meses mais quentes superiores a 19 °C e dos meses mais frios inferiores a 18 °C. As chuvas variam entre 1.900 a 2.100 mm e a umidade relativa do ar é de 80%. Os principais cursos de água são o Rio Iguaçu e o Rio Chopim, com fontes de água e nascentes encontradas em todo o município.

Sua infraestrutura de transporte é composta pela PR-912, que liga a PRC-280 em Palmas, com um trecho recentemente pavimentado. Existem também uma série de estradas de jurisdição.