No segundo episódio da segunda temporada do nosso ‘Pod Aprender Conectado’, convidamos os ouvintes mais uma vez a mergulharem no universo da tecnologia e da educação, explorando como os avanços em inteligência artificial nas salas de aula estão remodelando o cenário do aprendizado. Sob a condução de Silvana Martinucci, o podcast serve como uma plataforma de discussões sobre o papel vital da conectividade na educação.
Neste episódio, temos a honra de receber Luciana Allan, uma renomada especialista em educação e tecnologia, como nossa convidada. Com doutorado em educação pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade, Luciana traz consigo muita experiência na integração de tecnologia no processo educacional.
Ao longo da conversa, Luciana compartilhou ensinamentos sobre a importância da tecnologia como ferramenta para aprimorar as práticas de ensino e alcançar objetivos de aprendizagem dentro do ambiente escolar. Ela enfatiza que, embora a tecnologia ofereça um mundo de possibilidades, deve ser acompanhada por estratégias pedagógicas eficazes para impactar verdadeiramente a aprendizagem dos alunos. “A partir do momento que os professores se apropriarem e se sentirem confortáveis e verem resultados, vamos ver os alunos realmente mais empolgados, fazendo trabalhos interessantes, e sendo estimulados a uma reflexão mais profunda sobre a prática pedagógica, e aí levá-los a pensar se realmente essa estratégia vai colaborar para que atinjamos os objetivos de aprendizagem.”
Luciana ainda discutiu sobre projetos bem-sucedidos que integraram efetivamente a tecnologia ao ambiente escolar, destacando a importância do planejamento cuidadoso, formação de professores e apoio contínuo. Baseando-se em sua vasta experiência, ela enfatiza a necessidade de uma abordagem holística que envolva um ecossistema educacional que faça sentido aos professores e, principalmente, aos alunos, incluindo liderança escolar, professores, pais e alunos. “A gente pensa muito na educação por si só, no professor, na sala de aula, no material didático, mas a formação e o desenvolvimento de uma criança, depende de outras questões também.”
Olhando para o futuro, a apresentadora e a convidada enxergam grandes oportunidades para a tecnologia aprimorar ainda mais a educação, especialmente com o avanço da inteligência artificial. Lembrando que é sempre importante destacar o potencial da IA para personalizar experiências de aprendizagem, capacitar os alunos a criar soluções inovadoras e tornar o aprendizado mais envolvente e imersivo.
Esse e todos os episódios completos estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.