Cidade rondoniense conta agora com escolas conectadas por meio de rede de internet de banda larga, oferecendo novas possibilidades de aprendizagem aos alunos
A cidade de Espigão do Oeste, em Rondônia, conta com cerca de 32 mil habitantes em um território que se estende por 4.518 km², além de ser conhecida pela preservação de tradições populares, como a Festa Pomerana. Com 22 escolas, o município recebeu o projeto piloto do Aprender Conectado e já conta com 100% de suas escolas conectadas, sendo 9 unidades na zona rural e 13, na zona urbana.
Por meio do Aprender Conectado, a cidade de Espigão do Oeste recebeu a infraestrutura necessária para suas escolas alcançarem a conectividade de alta qualidade com internet de banda larga. A iniciativa é viabilizada pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), formada pelas empresas Algar Telecom, Claro, Telefônica (dona da marca Vivo) e TIM, que venceram a faixa de 26 GHz do leilão do 5G. A entidade é responsável por operacionalizar todos os procedimentos relativos ao projeto, garantindo a isonomia e a não discriminação no processo.
Para cumprir seu papel, a Eace fornece a infraestrutura necessária para conectar a escola, com contratação de banda larga, instalação de rede interna e externa da escola, com rede Wi-Fi em todas as áreas, além da aquisição de equipamentos e dispositivos compatíveis com a tecnologia para prática pedagógica. Além disso, os profissionais da educação são capacitados para utilização plena dos recursos disponibilizados.
O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) é responsável pelo acompanhamento e fiscalização das atividades da Eace. Composto pela Anatel, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e pelas empresas vencedoras do leilão do 5G, o grupo define os critérios técnicos, metas e prazos de iniciativas que podem contemplar quaisquer infraestruturas, equipamentos e recursos associados à conectividade das escolas públicas de ensino básico.
Com um orçamento de R$ 3,1 bilhões, a Eace dispõe dos recursos necessários para execução dos projetos que podem contemplar a aquisição, construção ou instalação de quaisquer infraestruturas, equipamentos e recursos associados à oferta de conectividade para escolas públicas rurais e urbanas, em áreas indígenas, quilombolas e assentamentos.
Conheça a cidade de Espigão do Oeste
Espigão d’Oeste é uma cidade localizada no estado de Rondônia, com 32.374 habitantes e densidade demográfica de 7,2 habitantes/km². A cidade foi colonizada pelos irmãos Melhorança em 1956, que fundaram a firma colonizadora Itaporanga. Em 1969, Espigão já era uma vila e em 1974 começou a ser administrada por um Conselho Comunitário. Em 1981, Espigão do Oeste se tornou município, criado pela Lei n° 6.921 e instalado em 13 de novembro do mesmo ano.
Espigão do Oeste não tem pontos turísticos específicos, mas a beleza natural da região é apreciada turisticamente. A Praça Municipal é o destaque na época do Natal e Réveillon, época em que é decorada pela prefeitura da cidade. A cidade possui folclore influenciado pela migração, com festas juninas, religiosas e danças gaúchas.
Na área de lazer, a cidade dispõe de um clube social, parque de exposição, estádio municipal e ginásio de esportes. Para os adeptos da pesca, há rios de pesque e pague. A história da cidade é marcada por dificuldades enfrentadas pelos colonizadores na regularização das terras, mas hoje a cidade tem um futuro promissor e coroa com a palavra progresso.