Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Equipe do Aprender Conectado visita a turística Berilo (MG), uma das cidades contempladas pela iniciativa - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Equipe do Aprender Conectado visita a turística Berilo (MG), uma das cidades contempladas pela iniciativa

  • 29 de junho de 2023
  • redacao_eace
  • 0

Este novo encontro foi realizado após o fim da instalação de internet de alta velocidade a todas as escolas públicas do município

A cidade mineira de Berilo, localizada no Vale do Jequitinhonha (MG), tem agora suas 23 escolas de ensino público 100% conectadas, com 1.879 alunos impactados em sete unidades na área urbana e 16 em áreas rurais. Além disso, 204 docentes receberão capacitação para utilizar as novas tecnologias nas instituições de ensino. 

Durante a visita às escolas de Berilo, a equipe do Aprender Conectado foi recebida com festa e muita animação, com direito a apresentações religiosas e culturais, como a congada. Era possível ver no rosto das crianças, professores e diretores a felicidade de quem agora terá acesso a muitas novas possibilidades e ampliação de mundo. 

Em depoimento, Geice Ellen Gomes de Jesus, aluna da EE Nossa Senhora da Aparecida, conta um pouco sobre como é estudar em escola quilombola, e ter acesso a internet de qualidade: “Eu já estudei em escola sem ser quilombola, elas não se aprofundam muito na nossa cultura. Aqui aprendemos mais sobre o antepassado, origens, comidas típicas. É incrível!”. E completa: “Daqui há uns 10 anos a escola vai avançar muito, vai ter tecnologia para todo lado. No ano passado era muito mais difícil ter acesso à internet. Não porque não tinha, mas porque era lenta”.

A professora Erica Duarte de Souza da Silva, da Escola Municipal Lagoinha, em Berilo (MG), também deu a sua contribuição sobre a utilização da internet em seu plano de aula: “Eu tenho muita expectativa com a chegada dos equipamentos. Eu creio que vai acrescentar demais aos alunos e quero implantar neles o uso da internet para o conhecimento. (…) Eu sou bolsista e graças à internet estudei, consegui essa bolsa e sou formada. E eu quero muito isso para eles também”, finaliza.

Para viabilizar esse projeto, foi criada a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), formada pelas empresas vencedoras da faixa de 26 GHz do leilão do 5G (Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM).  A Eace está levando às escolas a rede externa, a contratação de banda larga, rede interna e  Wi-Fi em todo o ambiente escolar, além de equipamentos compatíveis com a tecnologia para prática pedagógica.

Para acompanhar e fiscalizar as atividades da Eace, definir os critérios técnicos, metas e prazos dos projetos e aprovar o uso dos recursos previstos para execução pela entidade, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e pelas empresas vencedoras do leilão do 5G.

O grupo dispõe de R$ 3,1 bilhões para execução de projetos que podem contemplar a aquisição, a construção ou a instalação de quaisquer infraestruturas, equipamentos e recursos associados à oferta de conectividade para escolas públicas rurais e urbanas, em áreas indígenas, quilombolas, e assentamentos.

O objetivo principal do Aprender Conectado é levar internet com qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das TICs nas atividades educacionais regulamentadas pela Política de Inovação Educação Conectada, estabelecida pela Lei no 14.180, de 2021, e pelo Decreto no 9.204, de 2017. Com esta iniciativa, será possível transformar a educação da cidade de Berilo, tornando-a mais acessível e igualitária para todos os estudantes, independentemente da região em que se encontram.

Conheça Berilo

A cidade de Berilo, atualmente com cerca de 14 mil habitantes, foi fundada por bandeirantes paulistas no início do século XVIII devido à ocorrência de ouro na região. O município desenvolveu-se baseando sua economia na mineração e posteriormente na agricultura e pecuária. O nome Berilo se originou devido à presença abundante da pedra preciosa na região.

Entre as principais atrações turísticas da cidade estão as praias do Rio Araçuaí, que oferecem banhos refrescantes em águas naturais. A tradição e cultura local também podem ser observadas em construções históricas como o antigo casarão e a Igreja Matriz de N. S. Conceição, além dos monumentos das comunidades tradicionais. 

A cidade é conhecida pela excelência de sua tecelagem, uma tradição que remonta ao século XVIII. As mulheres locais dedicam-se ao intenso trabalho de cardar, fiar e tecer o fio de algodão em composições de desenhos geométricos e figurativos, criando motivos que retratam o cotidiano e a visão de mundo da comunidade. A produção artesanal está organizada em torno de três associações comunitárias onde os artesãos participam do projeto Vale de Tramas do Artesanato Solidário.