Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Aprender Conectado é destaque no evento Educação Conectada  - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Aprender Conectado é destaque no evento Educação Conectada 

  • 13 de abril de 2023
  • redacao_eace
  • 0

Evento promovido pelo Teletime apresentou e discutiu as diversas iniciativas no campo da conectividade de escolas  

O Aprender Conectado, que prevê o fornecimento de internet banda larga e equipamentos de informática para escolas públicas, foi tema da participação do presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas – Gape e conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, e da CEO da Entidade Administradora da Conectividade das Escolas – Eace, Paula Martins, no seminário Educação Conectada, promovido pelo Teletime, em Brasília.  

Vicente Aquino participou do painel “Para onde apontam as novas políticas de conectividade”. Para Aquino,  “é preciso trazer a política de conectividade para o centro da universalização do acesso à internet no Brasil e que agora são necessárias políticas de incentivo para trazer a iniciativa privada e o próprio poder público para essas ações”.

O painel “Um balanço das principais iniciativas em andamento” contou com a participação de Paula Martins, que expôs o surgimento do projeto Aprender Conectado, a partir do leilão do 5G, o maior leilão realizado pela Anatel e que destinou R$ 3,1 bilhões para levar internet de qualidade às escolas públicas. 

“O Aprender Conectado atenderá escolas em todo o País, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia, com internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática”, explicou Paula.

A fase piloto do projeto Aprender Conectado está sendo finalizada e já atingiu 86% de execução na instalação da rede externa das 177 escolas selecionadas em dois municípios em cada uma das cinco regiões do país, beneficiando aproximadamente 32 mil alunos. 

Em paralelo, foram iniciadas as vistorias a mais 2.323 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no Aprender Conectado. Nessa etapa serão visitadas 967 escolas no Amazonas;  1.059, no Pará, e 297, na Paraíba. 

Entenda o Aprender Conectado 

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM foi criado para definir os critérios dos projetos de conectividade de escolas e gerir seus recursos. Cabe à Eace, composta pela Anatel e pelas operadoras vencedoras do leilão do 5G, a execução dos projetos. O Gape é presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, e tem a missão de dar as diretrizes e fiscalizar a Eace.