Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Conectando culturas: a tecnologia e inclusão na visão dos diretores de escolas beneficiadas pelo Aprender Conectado - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Conectando culturas: a tecnologia e inclusão na visão dos diretores de escolas beneficiadas pelo Aprender Conectado

No sexto episódio do ‘Pod Aprender Conectado’, mergulhamos em uma experiência inspiradora, explorando o impacto do programa nas escolas públicas de dois estados brasileiros distintos: Paraíba e Minas Gerais. Nossos convidados foram: Iratan Ciríaco, diretor e professor indígena da Escola Estadual Indígena Pedro Poti, em Baía da Traição, na Paraíba, e Ângela Lopes, diretora da Escola Municipal Lagoinha, localizada em uma comunidade remanescente de quilombolas em Berilo, Minas Gerais. As duas escolas foram beneficiadas pelo projeto piloto do Aprender Conectado, recebendo acesso à internet de alta velocidade, rede Wi-Fi e kits de informática.

Ângela Lopes compartilhou a experiência da Escola Municipal Lagoinha, destacando como a conectividade beneficiou, além da escola, toda a comunidade quilombola. A internet proporcionou visibilidade e possibilitou a divulgação dos eventos culturais da escola nas redes sociais, contribuindo para a valorização da cultura local.

Já Iratan Ciríaco ressaltou os avanços na Escola Estadual Indígena Pedro Poti, onde a conectividade melhorou a gestão escolar e fortaleceu a preservação da cultura e identidade potiguara. A internet permitiu a aproximação entre a escola e a comunidade, possibilitando a transmissão de conhecimentos e tradições.

Ao longo da conversa, os dois diretores enfatizaram os desafios enfrentados na integração da tecnologia ao currículo escolar, mas destacaram os benefícios de uma abordagem inovadora, que torna as aulas mais dinâmicas e envolventes para os alunos. O uso eficaz dos recursos tecnológicos pelos convidados foi outro ponto abordado, com Ângela e Iratan destacando como os equipamentos fornecidos pelo programa possibilitaram a criação de aulas mais interativas e o desenvolvimento de projetos educacionais cada vez mais inovadores.

O sexto episódio foi um dos mais marcantes, isso porque ambos os diretores expressaram otimismo em relação ao futuro da educação com a conectividade, destacando a importância de aproveitar os recursos disponíveis para fortalecer ainda mais a preservação da cultura quilombola e indígena, e preparar os alunos para os desafios do mundo digital. “Com o uso dos computadores, foi possível ver a equidade entre os alunos”.

Ao encerrar a conversa, Ângela e Iratan deixaram uma mensagem de incentivo aos gestores e professores que irão receber o Aprender Conectado: “Aproveitem ao máximo essa oportunidade de transformar a educação em suas comunidades, promovendo a inclusão, inovação e o desenvolvimento integral dos alunos.” Além disso, ainda destacaram a importância do apoio contínuo das autoridades educacionais e da comunidade para garantir o sucesso da integração da tecnologia na educação. Eles ressaltaram que, apesar dos desafios, os benefícios são imensuráveis e valem o esforço conjunto de todos os envolvidos.

Se você quer saber mais sobre como a conectividade está transformando a educação em comunidades quilombolas e indígenas, ouça o episódio completo do ‘Pod Aprender Conectado’ disponível em todas as plataformas de streaming.