Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Santa Luzia do Itanhi, uma das 10 cidades do Aprender Conectado - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Santa Luzia do Itanhi, uma das 10 cidades do Aprender Conectado

  • 14 de setembro de 2023
  • redacao_eace
  • 0

O município tem 100% escolas conectadas e com rede Wi-Fi de alta qualidade, além de computadores para impulsionar o ensino na região do litoral-sul sergipano

Com 21 escolas, a cidade de Santa Luzia do Itanhi foi um dos municípios escolhidos na fase piloto do Aprender Conectado, que está levando conectividade às escolas de 10 cidades no Brasil. Todo o processo de conectividade vai levar rede externa, contratação de banda larga, rede interna para atendimento administrativo e rede Wi-Fi para todas as áreas da escola, em especial nas salas de aula, com aquisição de notebooks para professores e alunos, equipamentos ou dispositivos compatíveis com a tecnologia para prática pedagógica.

A iniciativa já impactou, somente em Santa Luzia do Itanhi, 4.227 alunos e 237 docentes, que receberão capacitação para a utilização dos recursos disponibilizados. O Aprender Conectado foi criado pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas — Gape, formado pela Anatel, Ministério da Educação, Ministério das Comunicações e pelas empresas Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM. 

O Gape dispõe de R$3,1 bilhões para executar projetos que podem incluir aquisição, construção ou instalação de infraestrutura, além de equipamentos e recursos associados à oferta de conectividade para escolas públicas urbanas e rurais, com destaque para áreas indígenas, quilombolas e assentamentos.

Toda a operação nas escolas da cidade de Santa Luzia do Itanhi é feita pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), formada pelas proponentes vencedoras da faixa de 26 GHz do leilão do 5G (Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM). Toda a atividade está sendo feita de forma isonômica e não discriminatória.

Conheça Santa Luzia do Itanhi

Santa Luzia do Itanhi é o povoado mais antigo de Sergipe, tendo sido fundado em 1575 pelos Padres Jesuítas Gaspar Lourenço e João Solenio. O nome da cidade foi alterado para Inajarúba por decreto em 1943, sendo mudado posteriormente para Santa Luzia do Itanhi, em 1948. O município está localizado no Estado de Sergipe,  conta com 14.035 habitantes e estende-se por 329,5 km².

A cidade oferece diversas oportunidades para o turismo, sendo possível visitar igrejas como a de Santa Luzia e a do Crasto, bem como fazer passeios marítimos pelos rios Real e Piauí, passeios ecológicos pela Mata Atlântica e lagos, além de várias praias. A Reserva Particular de Mata Atlântica de Sergipe e o Povoado Crasto também são pontos importantes para os visitantes.

Por fim, a culinária local é muito rica em comidas preparadas com peixes e mariscos. Alguns pratos típicos incluem moqueca de folha, sururu de penca, catados de aratu, caranguejo e lambreta, pirão de peixe, moqueca de camarão e outros derivados do fruto do mar. Além disso, existem diversos doces típicos que podem ser encontrados durante as festividades celebradas na cidade.