Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Tecnologias transformadoras na educação: explorando o futuro das salas de aula - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Tecnologias transformadoras na educação: explorando o futuro das salas de aula

  • 7 de junho de 2024
  • redacao_eace
  • 0

O episódio final da segunda temporada do “Pod Aprender Conectado”, apresentado por Silvana Martinucci, destaca as mais recentes tendências tecnológicas na educação e como as salas de aula conectadas estão moldando o futuro da aprendizagem no Brasil. Este episódio especial conta com a participação da professora Fátima Regis, da Faculdade de Comunicação da UERJ, renomada autora do livro “Nós Ciborgues”, que aborda os limites do corpo e o papel da tecnologia na construção da humanidade.

Inicialmente, a entrevistada mostra como o uso de recursos digitais amplifica as possibilidades de aprendizado dos jovens, desenvolvendo suas capacidades críticas ao promover uma compreensão mais profunda dos conteúdos. Fátima Regis enfatiza que essa transformação não se trata apenas de inserir o digital no lugar dos métodos tradicionais, mas de reimaginar as estratégias de produção de conhecimento e engajamento dos alunos.

Fátima também aborda a lacuna existente entre a realidade escolar e a vida tecnológica dos jovens, observando que, apesar da presença de computadores e celulares nas escolas, o uso crítico dessas tecnologias ainda precisa ser desenvolvido. Ela sugere que a educação midiática é crucial para que os jovens entendam e critiquem as plataformas digitais, compreendendo o funcionamento dos algoritmos e as dinâmicas de mercado por trás das redes sociais.

Além disso, a convidada apresenta a metodologia experimental multimodal, lúdica e afetiva desenvolvida por seu laboratório, que trabalha com escolas para integrar tecnologias digitais de maneira significativa. Essa abordagem envolve oficinas práticas, onde alunos e professores colaboram para produzir mídias e produtos de comunicação, como vídeos, podcasts e jogos, baseados nos conteúdos curriculares. Fátima ressalta a importância de metodologias ativas que envolvam os alunos diretamente no processo de aprendizado.

O episódio também discute os desafios de implementar tecnologias digitais em larga escala, especialmente em escolas com recursos limitados. Fátima sugere que os professores explorem programas de educação midiática e utilizem metodologias participativas para engajar os alunos, adaptando as tecnologias disponíveis à realidade de cada escola. Ela reforça que a educação digital não deve ser apenas uma substituição dos métodos tradicionais, mas uma oportunidade para reimaginar o ensino e o aprendizado.

O episódio final do “Pod Aprender Conectado” reafirma o compromisso com a inclusão digital e a transformação educacional, destacando o papel crucial das tecnologias na formação de um futuro educacional mais engajado e crítico. Quer conferir esse episódio completo e ouvir a segunda temporada inteira ? Ouça agora no seu aplicativo de streaming favorito!