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Competências digitais, o que é preciso para alcançar?

  • 5 de setembro de 2023
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Salas de aula estão sendo mergulhadas em um oceano digital e educadores precisam estar preparados

Com a evolução constante do uso de tecnologias em nossas vidas, a importância de aperfeiçoar as competências digitais vai crescendo exponencialmente no cotidiano das pessoas. Na educação, isso não é diferente. Os professores precisam estar preparados para utilizar as tecnologias digitais de forma efetiva em suas práticas educativas, a fim de garantir a qualidade do ensino e preparar os alunos para um mundo novo. 

Mas o que exatamente são competências digitais e o que é necessário para desenvolvê-las? Elas são um conjunto abrangente de habilidades que alunos e educadores precisam desenvolver para explorar de forma plena as ferramentas de aprendizado, comunicação e colaboração. Isso vai além do simples conhecimento técnico, abrangendo a capacidade de discernir informações online, resolver problemas complexos com o uso de recursos digitais e participar de maneira responsável e ética nas plataformas digitais.

A capacitação dos educadores é fundamental. Os professores precisam estar confortáveis com o uso da tecnologia para poderem orientar os alunos de maneira eficaz. Isso envolve oferecer oportunidades de formação profissional que abordam tanto as habilidades técnicas quanto às estratégias pedagógicas para incorporar a tecnologia de forma significativa no processo de ensino.

A colaboração e a criação também desempenham um papel vital no desenvolvimento de competências digitais. Os alunos devem ser encorajados a trabalhar em projetos que envolvam a criação de conteúdo digital, a colaboração online e a solução de desafios do mundo real usando recursos digitais.

De acordo com Andrea Filatro, autora, professora e consultora em Design Instrucional e Design Thinking, por vivermos em uma era digital em constante transformação, é muito importante os educadores aperfeiçoarem suas competências digitais.

“As tecnologias digitais estão amplamente presentes em todos os âmbitos da sociedade, nesse contexto, profissionais de todas as áreas precisam ajustar suas competências, e não seria diferente na profissão docente”, explica Andrea.

Para ela, competências digitais de professores são cruciais para a educação em qualquer lugar do mundo. “Ao dominar essas competências, os professores podem, em primeiro lugar, aprimorar suas práticas pedagógicas, com o apoio de tecnologias educacionais e recursos online diversificados, desenvolvendo assim as tais experiências de aprendizagem ricas e significativas”, ressalta.

Como é possível alcançar as competências digitais? 

A formação digital de educadores é o primeiro passo para embarcar em um ambiente de aprendizado inovador. O foco principal das competências digitais está na preparação do profissional da educação para que ele se torne um educador como designer, e quando utilizamos essa palavra não estamos falando de moda ou arquitetura, mas sim do design de experiências e ambientes de aprendizado. 

A ideia do educador como designer pode parecer estranha à primeira vista, mas assim como um designer cria produtos pensando nas necessidades e experiências do usuário, o educador projeta experiências de aprendizado pensando nas necessidades e no histórico escolar dos alunos. 

 “O papel do professor como designer de experiências de aprendizagem é fundamental para criar ambientes educacionais engajadores e significativos para os alunos na era digital. Ao assumir esse papel, o professor se torna um facilitador e co-criador de experiências de aprendizado, em vez de apenas um transmissor de conteúdos”, diz Andrea Filatro, que também é autora do livro “Design instrucional para professores”.

O design na educação vai além da estética. Trata-se de planejar e estruturar as experiências de aprendizado de maneira eficaz e envolvente. Isso significa criar ambientes de aprendizado que incentivem a curiosidade, a exploração e a colaboração. Além disso, é crucial que os professores participem de formações e capacitações específicas em tecnologias digitais. Essas formações podem ser oferecidas pelas próprias instituições de ensino, por empresas especializadas em tecnologia educacional ou por organizações governamentais.

“Seu foco está em engajar os alunos, tornando-os protagonistas da construção do conhecimento. Isso requer uma postura flexível e criativa por parte do educador, que passa a atuar como curador de conteúdos e experiências personalizadas, de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes”, completa Andrea.

Entenda os princípios básicos para competências digitais: 

Recursos digitais como plataforma para o ensino

É importante que os professores estejam abertos a experimentar novas formas de ensinar e aprender, utilizando as tecnologias digitais de forma criativa e inovadora. Isso pode incluir a criação de projetos colaborativos com os alunos, a utilização de redes sociais para discutir temas relevantes, a produção de conteúdo digital pelos próprios alunos, entre outras estratégias.

As tecnologias digitais na educação não devem ser vistas como uma solução mágica para todos os problemas. É preciso utilizá-las de forma estratégica, pensando sempre na qualidade do ensino e no desenvolvimento das competências dos alunos.

Para alcançar de forma efetiva as competências digitais, necessárias para utilizar as tecnologias em aula, os professores precisam estar dispostos a aprender e se atualizar constantemente, participar de formações e capacitações específicas, utilizar recursos digitais em sala de aula e experimentar novas formas de ensinar e aprender. Com essas estratégias, os educadores estarão preparados para enfrentar os desafios do mundo digital e garantir a qualidade do ensino.