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Ambiente online como plataforma para o sucesso profissional

Novas carreiras são possibilidade a serem exploradas no mundo digital; muitas são exercidas nas redes sociais

Quando pensamos em inclusão digital nas escolas de educação básica, entendemos crianças e jovens com acesso à tecnologia, inovação, intercâmbio cultural, entre outros benefícios, preparando-os para o mercado de trabalho, gerando oportunidade de emprego e renda.

A era digital trouxe consigo diversas transformações no mundo corporativo, criando novas possibilidades de emprego e exigindo a adaptação dos profissionais às mudanças tecnológicas. Se até há pouco tempo o mundo corporativo exigia conhecimentos de Word e Excel para execução de trabalhos rotineiros de escritório, hoje o ambiente online é o próprio mercado.

Diversas carreiras surgiram ou se expandiram com o advento das tecnologias digitais. O trabalho nas redes sociais, por exemplo, é uma das áreas que mais crescem. Atuar neste ambiente exige muita criatividade, capacidade analítica e conhecimento técnico sobre as diversas plataformas existentes no mercado atualmente (Facebook, Instagram, Twitter, TikTok etc.). É preciso estar sempre atualizado sobre as tendências desse universo dinâmico que muda constantemente e tem um papel importante na comunicação empresarial moderna.

Influenciadores

O trabalho dos influenciadores nas redes sociais é uma realidade cada vez mais presente na sociedade. Eles têm o poder de informar, inspirar, divertir e mobilizar as pessoas por meio de suas vozes digitais.

O dia a dia envolve produzir e divulgar conteúdo relevante e original para seu público-alvo por meio de fotos, vídeos, textos ou áudios. Eles também precisam manter um relacionamento próximo e constante com seus seguidores, respondendo comentários, mensagens e participando de conversas online. Ou seja, gerando impacto e confiança em relação a temas específicos.

Os influenciadores podem ser celebridades, especialistas ou pessoas comuns que se destacam por sua criatividade, carisma e autenticidade. Sua renda vem da publicidade, patrocínios, parcerias, vendas de serviços, doações ou assinaturas, e podem ganhar reconhecimento, oportunidades profissionais e até mesmo causar mudanças sociais positivas.

Mas nem tudo são flores: Os influenciadores lidam com concorrência, pressão, críticas, haters, Fake News e as mudanças constantes nas plataformas e nos algoritmos. Para tanto, é necessário encontrar um equilíbrio na exposição da vida particular e preservação da saúde mental, privacidade e ética.

Gerente de mídias sociais

Outra possibilidade de carreira é atuar como gerente de mídias sociais. É ele o responsável por criar conteúdo e administrar as contas empresariais, e até de influenciadores, em diferentes plataformas digitais. Esse profissional precisa ter habilidades em comunicação visual e escrita para produzir conteúdo criativos e engajadores.

Publicidade e jornalismo

O ramo da publicidade nas redes sociais desenvolve campanhas voltadas para um público específico, utilizando ferramentas como anúncios pagos ou marketing de influência. Nesse caso, é fundamental conhecer bem a audiência-alvo da marca ou produto anunciado.

Já no jornalismo há espaço para atuação tanto em veículos tradicionais, quanto em portais especializados somando-se aos chamados “influenciadores” que podem ser contratados pelas marcas com objetivos diversos desde fortalecimento da imagem, criação de conteúdo, até vendas diretas.

Suporte ao cliente

Há também oportunidades para quem quer atuar no suporte ao cliente através das redes sociais. Além do site e telefone, algumas empresas têm utilizado esses canais para responder dúvidas dos clientes sobre produtos ou serviços oferecidos pela companhia.

Trabalho remoto (home office) e educação à distância (EAD)

Depois de vivermos uma pandemia, o crescimento dos trabalhos remotos, possibilitados pela internet, virou tendência. Cada vez mais empresas estão adotando essa modalidade, haja vista que independente do ramo, exceto aqueles que necessitam de atendimento presencial, todo e qualquer documento é criado de forma digitalizada e/ou online.

A era digital também tem impulsionado setores tradicionais como educação (com as plataformas EAD), saúde (telemedicina), serviços financeiros (fintechs) entre outros.

Os profissionais ainda podem explorar novos modelos empresariais como freelancers ou microempreendedores individuais que utilizam as ferramentas digitais para oferecer serviços especializados em diversos nichos do mercado.

Tecnologia da Informação (TI) e área de sistemas

Uma área que não é de hoje, mas continua em crescimento, é a de Tecnologia da Informação (TI), que envolve o desenvolvimento de softwares, aplicativos e sistemas para empresas e organizações em geral. Também há oportunidades na área de suporte técnico e infraestrutura de TI.

As possibilidades são muitas e é preciso estar sempre atualizado sobre as tendências desse universo dinâmico que muda constantemente. Há um mundo de oportunidades e a inclusão digital prepara os jovens para este novo mercado de trabalho.