Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Uma conversa sobre futuros possíveis - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Uma conversa sobre futuros possíveis

  • 16 de janeiro de 2024
  • redacao_eace
  • 0

“A Inteligência Artificial Generativa não deve ser vista como mera futurologia, mas sim como futurismo educacional”, a afirmação é de Luciano Meira, entrevistado no Pod Aprender Conectado

No nono episódio do “Pod Aprender Conectado”, conversamos com Luciano Meira, um especialista renomado em tecnologias educacionais, que compartilhou insights valiosos sobre como a IA generativa está transformando as salas de aula em espaços de aprendizado envolventes e criativos. 

Luciano Meira enfatiza que a discussão sobre Inteligência Artificial Generativa não deve ser vista como mera futurologia, mas sim como futurismo educacional. Trata-se de imaginar as possibilidades que as tecnologias emergentes oferecem e trabalhar no presente para tornar esses futuros possíveis.

“Não dá para dizer exatamente o que vai ser, mas há um conjunto de coisas que já acontecem hoje e que são a ponta do iceberg do que pode acontecer num futuro próximo.” Ele ressalta que as tecnologias conversacionais, como o chat GPT, são exemplos palpáveis dessa transformação iminente.

Tecnologias Conversacionais, parceiros no aprendizado

A tecnologia de IA generativa está pavimentando um caminho fascinante para o campo da educação, especialmente como um companheiro conversacional. Meira chama isso de “tecnologias conversacionais” e destaca o Chat GPT como um exemplo notável. Ele enxerga essas ferramentas como parceiros com os quais os educadores e estudantes podem desenvolver reflexões, explorar hipóteses e até mesmo criar conteúdo textual, videográfico e imagético.

Em suas palavras, “não é que eu vá pedir para esses ambientes fazerem para mim, é um parceiro conversacional, onde eu vou com essa tecnologia e outras que vão surgir, criar coisas que podem ser coisas textuais, podem ser coisas videográficas, podem ser coisas imagéticas”. Essa abordagem promove uma colaboração única entre humanos e IA, ampliando as possibilidades de criação e inovação.

Gamificação: Engajando Estudantes com Estratégias Lúdicas

Outra abordagem inovadora mencionada por Luciano Meira é a gamificação. Essa estratégia visa trazer elementos do mundo dos videogames para o contexto educacional, com o intuito de engajar os estudantes de maneira mais eficaz em suas práticas acadêmicas e de estudo. Nos últimos anos, a gamificação tem se revelado uma ferramenta poderosa para estimular a participação ativa dos alunos, ao incorporar elementos como recompensas, desafios e competições às atividades educacionais.

“Nos últimos dez anos mais ou menos, algo bem interessante que tem sido desenvolvido e eu acredito que ainda tem um futuro promissor.” Essa abordagem não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades essenciais, como resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico, de uma maneira lúdica e atraente.

As contribuições de Luciano Meira ressaltam como a Inteligência Artificial Generativa está moldando o futuro da educação. A conversa com Luciano pode ser ouvida na íntegra em nosso podcast “Pod Aprender Conectado”, que pode ser acompanhado nas principais plataformas de streaming.