Declaração foi dada por representantes da União Internacional de Telecomunicações – UIT, braço de telecomunicações da ONU em visita à Eace
São Paulo, 14 de junho de 2023 – A Entidade Administradora da Conectividade de Escolas – Eace recebeu, hoje (14), a visita dos representantes da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Walid Mathlouthi, Head of Special Initiatives e Diogo Moyses, Brazil FCDO National Project Officer. A UIT é a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação. Na reunião conduzida por Paula Martins, CEO e Luiz Carlos Gonçalves, COO da entidade, foi apresentado o trabalho da Eace na condução das políticas de conectividade em escolas públicas do Brasil, além dos desafios do Aprender Conectado.
“Para a Eace é extremamente importante a troca de experiências com projetos de outros países, para compartilhar nosso conhecimento e, ao mesmo tempo, calibrar nossos parâmetros. A visita da UIT nos deixou muito felizes, pois fomos informados que o Aprender Conectado é a iniciativa mais relevante de conectividade do Hemisfério Sul, o que nos deixa muito honrados”, afirmou Paula Martins, CEO da Eace.
O desafio da conectividade é um tema discutido mundialmente, com práticas diversas ao redor do mundo. “A conectividade nas escolas é extremamente importante, e, como representante das Nações Unidas, espero compartilhar os aprendizados que o Brasil está coletando em campo com outros países desenvolvidos, e assim, futuramente, replicar o modelo e ajudar a implantar mais conexão WI-FI por todo o mundo, mais conectividade em todo o mundo, particularmente nas escolas”, afirmou Walid Mathlouthi.
Durante a reunião, o COO da Eace, Luiz Carlos Gonçalves, pode explicar detalhes técnicos sobre o Aprender Conectado e como está ocorrendo sua implantação. “O que mais chamou a atenção foi o monitoramento proativo do fornecimento de internet das escolas, que será realizado durante todo o período letivo e que possibilitará uma assistência imediata caso o sistema apresente alguma falha”, afirmou Luiz Carlos.
Entenda o Aprender Conectado
A iniciativa é uma contrapartida do Edital do 5G, que destina recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.
O Aprender Conectado atenderá escolas em todo o País, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia, com internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática.
Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM, que criaram a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), responsável por toda a execução. O Gape é presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, e tem a missão de dar as diretrizes e fiscalizar a Eace.
Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Silvana Martinucci – (11) 99390 9389
Marcela Matos (11) 98447 1756
Sala de imprensa: www.egom.com.br
E-mail: egom@egom.com.br