Aprender Conectado – EACE

  • 27 de abril de 2023
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Em entrevista exclusiva ao Valor Econômico, o presidente do Gape e conselheiro da Anatel, Vicente Aquino fala dos desafios para conectar escolas

A oferta de internet para escolas públicas sempre representou um desafio para o poder público, mas com a realização do leilão do 5G o caminho se tornou menos tortuoso devido à garantia de recursos (R$ 3,1 bilhões) destinados à conectividade de escolas públicas da rede básica.

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) é responsável pela coordenação dos projetos de conectividade de escolas, sendo composto pelas vencedoras da faixa 26 Ghz do leilão do 5G (Algar Telecom, Claro, Telefônica – dona da marca Vivo e TIM), além de representantes dos Ministérios da Educação e das Comunicações.

Em sua entrevista, Aquino explicou que entre as principais dificuldades estão a falta de energia elétrica em muitas escolas, 3.031 de um total de 8.365 escolas que não têm acesso à internet, e a localização de escolas em áreas rurais remotas, o que impossibilita o atendimento por meio de fibra ótica.

Para superar esses desafios, o Aprender Conectado está instalando painéis fotovoltaicos nas escolas que não dispõem de energia. Quanto ao fornecimento de internet para as escolas em áreas de difícil acesso, o atendimento se dará por meio de antenas de rádio ou mesmo por satélite. Embora os recursos sejam originários do leilão do 5G, Aquino explicou que não há vinculação entre o 5G e a implantação de conectividade. Os recursos são destinados à implantação de banda larga que assegure o uso da internet para fins pedagógicos.

Em entrevista exclusiva ao Valor Econômico, o presidente do Gape e conselheiro da Anatel, Vicente Aquino fala dos desafios para conectar escolas

A oferta de internet para escolas públicas sempre representou um desafio para o poder público, mas com a realização do leilão do 5G o caminho se tornou menos tortuoso devido à garantia de recursos (R$ 3,1 bilhões) destinados à conectividade de escolas públicas da rede básica.

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) é responsável pela coordenação dos projetos de conectividade de escolas, sendo composto pelas vencedoras da faixa 26 Ghz do leilão do 5G (Algar Telecom, Claro, Telefonica – dona da marca Vivo e TIM), além de representantes dos Ministérios da Educação e das Comunicações.

Em sua entrevista, Aquino explicou que entre as principais dificuldades estão a falta de energia elétrica em muitas escolas, 3.031 de um total de 8.365 escolas que não têm acesso à internet, e a localização de escolas em áreas rurais remotas, o que impossibilita o atendimento por meio de fibra ótica.

Para superar esses desafios, o Aprender Conectado está instalando painéis fotovoltaicos nas escolas que não dispõem de energia. Quanto ao fornecimento de internet para as escolas em áreas de difícil acesso, o atendimento se dará por meio de antenas de rádio ou mesmo por satélite. Embora os recursos sejam originários do leilão do 5G, Aquino explicou que não há vinculação entre o 5G e a implantação de conectividade. Os recursos são destinados à implantação de banda larga que assegure o uso da internet para fins pedagógicos.

Matéria completa no link: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2023/04/27/fibra-e-satelite-levam-internet-as-escolas.ghtml