Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Explorando a neurociência na educação infantil - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Explorando a neurociência na educação infantil

  • 15 de maio de 2024
  • redacao_eace
  • 0

No sétimo episódio do ‘Pod Aprender Conectado’, mergulhamos em uma conversa fascinante sobre a interseção entre neurociência e educação, destacando a importância do foco na criança no ambiente da educação infantil. A entrevistada Damir Forner, renomada pedagoga e professora de linguística, compartilhou sua experiência de mais de 40 anos no campo da educação, destacando a necessidade de uma abordagem cuidadosa e responsável ao lidar com o desenvolvimento infantil.

Ao longo do episódio, apresentadora e convidada  discutem a evolução da educação infantil no Brasil e seu próprio percurso na pesquisa e aplicação dos princípios da neurociência no ensino. Damir ainda enfatiza a importância de entender as fases de desenvolvimento das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida, e como isso influencia as abordagens pedagógicas.

Um dos pontos-chave da discussão foi a introdução de tecnologias na educação infantil. A pedagoga adverte contra a exposição precoce a dispositivos eletrônicos, destacando os possíveis impactos negativos no desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional das crianças. Ela argumenta que a tecnologia deve ser utilizada com propósito e critério, complementando as práticas educacionais tradicionais. Além disso, lembraram sobre a importância da atenção e da memória no processo de aprendizagem, ressaltando a necessidade de abordagens pedagógicas que promovam o engajamento e a participação ativa das crianças.

O Aprender Conectado tem a certeza que esse episódio é um daqueles valiosos para ouvir com toda a família, pois aprenderemos juntos como a neurociência pode informar e aprimorar as práticas educacionais na educação infantil, destacando a importância de colocar a criança no centro do processo de aprendizagem.

Damir Forner conclui enfatizando a importância da abordagem pedagógica embasada em conhecimentos científicos para garantir um desenvolvimento integral das crianças. Ela destaca que a atenção, percepção e memória são fundamentais para o aprendizado, e que os educadores precisam compreender a complexidade do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças para proporcionar experiências educacionais significativas. O intuito desse episódio é tornar evidente o papel crucial do professor como mediador do processo de aprendizagem, buscando constantemente atualizar-se e aprimorar suas práticas pedagógicas. O uso responsável e criterioso das tecnologias na educação infantil também emerge como um desafio a ser enfrentado, garantindo que sejam utilizadas como ferramentas complementares, com propósitos bem definidos e alinhados aos princípios da neurociência da aprendizagem.

Assim, a busca pela excelência na educação infantil transcende o mero entretenimento, destacando-se como um compromisso com o desenvolvimento pleno e saudável das crianças, essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Se você quer saber mais sobre como a interseção entre essas áreas pode apresentar um horizonte vasto de possibilidades para o avanço do aprendizado humano, ouça o episódio completo do ‘Pod Aprender Conectado’ disponível em todas as plataformas de streaming.