Aprender Conectado – EACE

Home - Releases - Eace lança marca Aprender Conectado - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Eace lança marca Aprender Conectado

  • 28 de junho de 2023
  • redacao_eace
  • 0

O processo de construção da identidade foi realizado através de estudos profundos, desde conteúdos da imprensa nacional e internacional, até entrevistas e workshops com os stakeholders da empresa

São Paulo, 28 de junho de 2023 – A Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) lança esta semana a nova marca do Aprender Conectado. A iniciativa, que tem como objetivo conectar as escolas públicas de todo o Brasil, ganhou um novo nome, uma identidade visual mais moderna, dinâmica e alinhada com sua missão de promover a educação digital inclusiva e de qualidade às escolas públicas do Brasil, em áreas urbanas, rurais, quilombolas e indígenas.

O lançamento da nova marca acontece após nove meses de atuação da Eace, criada para operacionalizar, de forma isonômica e não discriminatória, os procedimentos de conectividade nas escolas públicas. Nesse período, a Eace realizou diversas ações para viabilizar o acesso à internet, sendo responsável por levar a infraestrutura interna e externa e equipamentos às escolas, possibilitando a chegada de internet de qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

O processo de construção da identidade do Aprender Conectado foi realizado através de estudos profundos, desde relatórios técnicos da imprensa nacional e internacional, até entrevistas e workshops com os stakeholders da empresa, para aprofundar e entender o propósito da conectividade como ferramenta de inclusão social, que é o papel mais significativo que o Aprender Conectado vai desempenhar.

“Durante o estudo, chegamos a um insight que parece muito óbvio, mas é a constatação da realidade: a educação é o único caminho para uma vida melhor, mas não pode ser excludente, como é atualmente”, disse Lee Swain, diretor da agência de publicidade responsável pela elaboração do novo nome e identidade visual, a Cabernet Agency. Segundo ele, o desafio, então, era traduzir esse binômio de conectividade e educação para a nova identidade.

O resultado final foi a criação de um nome bastante objetivo, e uma marca que conseguiu unir com felicidade o ícone mundialmente conhecido no ramo de tecnologia, o sinal de wi-fi, com um ícone já consagrado da educação, que é o lápis, resultando em uma figura muito simples e extremamente eficaz no ponto de vista de comunicação.

“A nossa marca existe para nos conectar a um sonho. O sonho de um futuro em que a tecnologia seja disponibilizada para toda a educação básica brasileira, fazendo das escolas públicas um motor de transformação social, contribuindo para a democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à cidadania”, afirma a CEO da Eace, Paula Martins.

Entenda o Aprender Conectado

A iniciativa é uma contrapartida do Edital do 5G, que destina recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

O Aprender Conectado atenderá escolas em todo o País, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos, garantindo conexão com alta velocidade, mesmo para aquelas que não possuem energia, com internet banda larga, rede wi-fi e kits de informática. 

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM, que criaram a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), responsável por toda a execução. O Gape é presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, e tem a missão de dar as diretrizes e fiscalizar a Eace.

Informações para a imprensa
Egom PR Agency – (11) 3666 7979
Marcela Matos (11) 98447 1756
Silvana Martinucci – (11) 99390 9389

Sala de imprensa: www.egom.com.br
E-mail: egom@egom.com.br