Município conhecido por sua biodiversidade, moeda social própria e tarifa zero no transporte também está entre as 10 cidades que receberam a fase piloto.
O Aprender Conectado está levando internet de qualidade para escolas em dez cidades brasileiras, incluindo Silva Jardim, no Rio de Janeiro. A iniciativa inclui a contratação de banda larga, rede interna e Wi-Fi nas escolas, além da aquisição de equipamentos compatíveis com a tecnologia para prática pedagógica e capacitação dos profissionais de educação.
O Aprender Conectado, criado pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade (Gape), tem como objetivo levar às escolas acesso à internet de forma qualificada e veloz para que os alunos tenham acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, promovendo o desenvolvimento tecnológico e digital. A Eace conta com R$3,1 bilhões destinados à implantação de infraestrutura, aquisição e instalação de equipamentos necessários para esta conectividade.
A Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) — formada pelas proponentes vencedoras da faixa de 26 GHz do leilão do 5G (Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM) — é responsável pela execução das tarefas definidas pelo Gape. São elas: implantação da rede externa, contratação de banda larga, instalação de rede Wi-Fi, aquisição de kits de informática (notebooks, telas, projetores e carrinhos de armazenamento), além da capacitação dos profissionais de educação na utilização dos recursos disponibilizados.
Ao todo são 21 escolas contempladas na fase piloto, com 10 delas localizadas em áreas urbanas e 11 em áreas rurais. O impacto do Aprender Conectado chega a atingir 4.890 alunos e 390 pessoas do corpo docente das instituições de ensino.
Conheça Silva Jardim
O município de Silva Jardim é uma cidade do estado do Rio de Janeiro que se estende por 937,6 km² e conta com uma população de 22.158 habitantes. A cidade apresenta grande potencial turístico natural ainda não explorado, com destaque para a Lagoa de Juturnaíba e os rios com cachoeiras.
A Reserva Biológica Poço das Antas é um importante projeto de preservação da Mata Atlântica e do mico-leão-dourado na região. Aldeia Velha é um distrito rico em natureza e biodiversidade, que oferece diversas opções como trilhas para motos, bicicletas e cavalgadas. A cidade também é conhecida por seus grandes eventos musicais como o Festival de Forró de Aldeia e o Aldeia Rock Festival. A população é acolhedora, simpática e conserva muitas tradições como a culinária da roça, a cultura agrícola e o carnaval de rua.
Sua história começa em 1801, quando ainda era conhecida como Capivari em uma região onde foi construída uma capela de devoção à Sant’Ana. A capela foi doada pela família dona das terras e logo depois foi cercada por um vilarejo que posteriormente recebeu a categoria de vila em 1841. A partir desse momento a região foi emancipada do município de Cabo Frio.
Através dos anos o município foi crescendo até mudar seu nome de Capivari para Silva Jardim. A cidade vem promovendo recentemente alguns avanços em relação ao restante do país, como uma moeda social que é administrada com recursos do município e vem financiando o crescimento do comércio local. Além disso, Silva Jardim é uma das cidades do país que oferecem tarifa zero no transporte público para sua população.