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A internet deve ser um instrumento de aprendizagem que transforma o ambiente escolar

  • 7 de dezembro de 2023
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Ao lado de Silvana Martinucci, Ricardo Marcílio Monteiro explorou, no terceiro episódio do Pod Aprender Conectado, os poderosos insights sobre a transformação digital educacional, destacando o papel essencial dos professores na integração da internet como ferramenta colaborativa de aprendizagem

No terceiro episódio do ‘Pod Aprender Conectado’, a discussão se aprofundou na transformação digital das salas de aula, explorando como a internet pode ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado. Ricardo Marcílio Monteiro, um educador apaixonado por Geografia e fenômeno do YouTube, foi o convidado da jornalista Silvana Martinucci no episódio que trouxe insights poderosos sobre como a tecnologia está redefinindo as dinâmicas educacionais. 

Ricardo enfatizou, ainda, que toda inovação deve encontrar seu lugar nas salas de aula, e os professores desempenham um papel essencial ao integrar conteúdos diversos como instrumentos para debates e conscientização. Durante a conversa, ficou claro que a internet não é apenas uma fonte de informações, mas também um canal para uma troca de conhecimento dinâmica entre alunos e professores. 

Ricardo salientou que os educadores têm a responsabilidade de guiar os alunos no vasto mundo online, ajudando-os a discernir entre informações confiáveis e enganosas. Ao fazer isso, a internet se transforma em uma plataforma colaborativa, onde ideias são compartilhadas e discutidas, enriquecendo o processo educacional de ambos os lados.

O episódio também destacou a necessidade de criação de um ambiente digital saudável, onde a tecnologia seja usada com discernimento e cuidado. A mensagem deixada por Ricardo foi clara: “ao adotar a internet como uma ferramenta educacional poderosa, os educadores estão preparando os alunos para o mundo digital e cultivando uma geração de pensadores críticos e cidadãos informados com a diversidade que foi apresentada primeiramente, na sala de aula”.