Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Letramento digital e as novas tecnologias: explorando a era da informação - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Letramento digital e as novas tecnologias: explorando a era da informação

  • 5 de junho de 2024
  • redacao_eace
  • 0

Está se aproximando do fim a segunda temporada do “Pod Aprender Conectado”! Confira os últimos episódios cheios de discussões essenciais sobre a educação conectada no Brasil. No nosso penúltimo episódio da segunda temporada, falamos sobre a importância do letramento digital para os profissionais docentes, destacando como eles não apenas precisam entender como usar novas tecnologias, mas também como essas ferramentas funcionam para promover uma reflexão crítica e aprofundada. 

O segredo, como diz Silvana Martinucci, apresentadora do podcast, é observar o ambiente escolar e aplicar soluções que atendam às suas necessidades específicas. No episódio especial, recebemos Raquel Timponi, referência em comunicação e tecnologias educacionais. Raquel é professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) e tem se destacado pelo trabalho com multiletramentos e inteligência artificial generativa. A conversa abordou a importância do letramento digital, as mudanças na prática educacional com a inclusão de novas tecnologias, e os desafios enfrentados pelos docentes e alunos. 

Com o avanço contínuo das tecnologias, a importância do letramento digital se torna cada vez mais evidente. Você sabia que esse conceito vai além da simples habilidade de usar dispositivos eletrônicos; ele engloba a capacidade de acessar, analisar e utilizar informações de maneira crítica e eficiente?

A alfabetização digital é essencial não apenas para a educação formal, mas também para a participação ativa na sociedade contemporânea. Através dela, os indivíduos podem navegar com mais segurança pela vasta disponibilidade de dados disponíveis na internet, diferenciando informações verídicas de fake news, e utilizando recursos digitais para colaborar, criar e inovar. Dessa forma, o letramento digital contribui significativamente para o desenvolvimento de uma cidadania mais informada e engajada, como afirma Raquel. “Para trazer uma perspectiva crítica, o letramento digital é necessário para essa compreensão para dentro da escola e que também para que a escola esteja mais ampliada com essa cultura do ensino nessa ótica das tecnologias.”

A professora trouxe uma reflexão profunda sobre como o letramento digital deve ir além do uso funcional da tecnologia, promovendo uma educação crítica que considere os impactos culturais, econômicos e sociais das mídias digitais. Ela também compartilhou suas experiências inovadoras com book trailers, que têm engajado alunos de maneira criativa e eficaz. “Eu fiz algumas oficinas trazendo alunos para entender como algumas ferramentas de inteligência artificial funcionavam para produção de roteiro, texto, imagens, e aí também para se fazer um avatar, um sintetizador de voz. E aí, para o método que a gente vem tratando no campo da comunicação e é chamado de engenharia reversa, foi aí que eu pude ter uma introdução nesse cenário da educação midiática.”

Gostou do tema? Quer entender mais sobre como as tecnologias funcionam e aprender a ter visão crítica a respeito das suas funcionalidades? Ouça o nono episódio e venha refletir sobre os usos benéficos da internet com o Aprender Conectado! Cada episódio da segunda temporada é uma oportunidade para se aprofundar em temas que estão moldando o futuro da educação no Brasil. Acesse agora o “Pod Aprender Conectado” em sua plataforma de streaming favorita, e junte-se a nós nesta jornada de transformação educacional. Confira já os últimos episódios desta temporada imperdível!