Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Preparação para o Concurso Público Unificado: Dicas Essenciais, Redução da Disparidade de Notas e a Influência do TikTok na Geração Z - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Preparação para o Concurso Público Unificado: Dicas Essenciais, Redução da Disparidade de Notas e a Influência do TikTok na Geração Z

  • 3 de julho de 2024
  • redacao_eace
  • 0

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “ENEM dos concursos” está se aproximando, após ter sido adiado devido às fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos meses. Inicialmente previsto para o dia 5 de maio, a nova data é 18 de agosto. O novo calendário foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

Com essa mudança, no dia 7 de agosto será divulgado o novo cartão de confirmação de inscrição do CPNU, contendo  detalhes sobre os locais de provas. Este documento estará disponível na Área do Candidato na  mesma página onde  foi feita a inscrição. O acesso é feito com os dados da conta GOV.BR. O cartão permitirá verificar informações como o número da inscrição, os horários das provas e se o candidato terá direito a atendimento especializado ou ao uso de nome social.

Divisão do Concurso

O “Enem dos Concursos” será dividido em dois períodos, com provas de manhã e à tarde. Pela manhã, o exame terá duas horas e meia de duração, enquanto o período vespertino terá três horas e meia.

De manhã, os candidatos aos cargos de nível superior enfrentarão provas objetivas de conhecimentos gerais, com 20 questões, além de uma prova discursiva de conhecimentos específicos. Os candidatos a cargos de nível médio realizarão provas objetivas com 15 questões e uma redação.

À tarde, as provas de nível superior consistirão em 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. Para os cargos de nível médio, haverá 45 questões objetivas, sem perguntas dissertativas, já que a redação ocorrerá no período da manhã.

Em ambos os períodos, os candidatos devem permanecer nos locais de prova por pelo menos duas horas; sair antes desse tempo resultará na eliminação do concurso.

Redução da Desigualdade Educacional

De acordo com um levantamento recente divulgado pelo jornal O Globo, a educação brasileira está experimentando uma tendência positiva: a redução da diferença de notas entre alunos de escolas públicas e privadas no ENEM. Dados indicam que essa distância tem diminuído, o que pode ser reflexo de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas e o aumento do acesso a recursos educacionais.

Essa evolução é significativa, pois demonstra avanços na igualdade de oportunidades para estudantes de diferentes contextos socioeconômicos. O esforço conjunto de governos, escolas e comunidades começa a mostrar resultados concretos, o que pode, a longo prazo, contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa.

Novas formas de estudos

Com a proximidade do concurso, muitos candidatos estão buscando diversas formas de se preparar, seja através de cursinhos preparatórios, apostilas ou vídeoaulas, Uma plataforma que vem ganhando destaque entre os jovens é o TikTok, que, graças à sua fácil utilização e grande quantidade de conteúdos, tem atraído a “Geração Z”

Os jovens estudantes garantem que nem só de danças e ‘trends’, seus algoritmos e perfis do TikTok estão recheados. Por contarem uma linguagem mais dinâmica e divertida, eles vêm usando a plataforma como uma espécie de Google. A rede social chinesa se tornou uma forma para tirar dúvidas rápidas sobre disciplinas variadas e até ter resumos de livros cobrados em vestibular. O consumo desses conteúdos, porém, requer cuidado e não substitui as explicações em sala de aula, alertam especialistas.

Em 2022, um estudo interno do Google revelou que 40% dos jovens já usavam o TikTok como ferramenta de busca. Este ano, uma pesquisa da Adobe mostrou que esse número cresceu, com 64% da geração Z preferindo o TikTok ao Google para buscas rápidas.

No entanto, é importante lembrar que a confiabilidade dos conteúdos no TikTok pode ser questionável, já que nem todos os materiais são produzidos por professores ou especialistas na área.

Fontes:

https://anamaria.uol.com.br/noticias/carreira/enem-dos-concursos-ainda-da-tempo-de-se-preparar-confira-dicas.phtml

Distância na nota do Enem cai entre escola pública e privada, aponta levantamento (globo.com)

Geração Z tem usado os vídeos curtos do TikTok para se preparar para o Enem (globo.com)