Aprender Conectado – EACE

  • 26 de junho de 2024
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Enquanto a tecnologia avança e se torna parte integral da rotina escolar, a substituição dos professores ainda está longe de ser uma realidade nas salas de aula. No seminário “Formação do professor e o impacto da tecnologia na sala de aula”, promovido pelo Convergência Digital, especialistas discutiram como a tecnologia pode apoiar, mas não substituir, o papel essencial dos educadores.

A crescente integração da tecnologia na educação é uma realidade no Brasil, impactando milhões de alunos e professores. No entanto, a substituição do professor pela tecnologia ainda está longe de acontecer. Este foi o ponto central discutido no webinar “Formação do professor e o impacto da tecnologia na sala de aula”, promovido pelo Convergência Digital em  4 de junho de 2024, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo.

Lia Roitburd, gerente de projetos educacionais da Fundação Telefônica/Vivo, salientou a importância do suporte constante aos professores na utilização eficaz da tecnologia na educação . “O professor precisa de suporte, se sentir seguro, e isso está relacionado ao acesso a equipamentos, conectividade e ao tempo dedicado ao desenvolvimento e formação contínua,” destacou.

Marcelo Dantas, gerente geral de inovação da Secretaria de Educação de Recife-PE, reforçou a importância da formação do professor como facilitador do conhecimento digital. “Em Recife, estamos desenvolvendo um componente curricular de tecnologia e inovação para as escolas de anos finais e de tempo integral, com planos para expandir aos anos iniciais”, afirmou.

No Mato Grosso, o foco tem sido fornecer estrutura e capacitação para professores, mesmo em regiões remotas como Confresa, a 1100  km da capital. O professor Fernando Vieira revelou que a insegurança dos docentes, devido à falta de formação e infraestrutura, está sendo mitigada com conectividade e materiais adequados, como Chromebooks e televisões de 35 polegadas. “Com a formação em competências digitais, os professores estão mais preparados para trabalhar com a digitalização na sala de aula,” explicou Fernando.

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) disponibiliza o Guia EduTec, uma ferramenta online gratuita que avalia o nível de adoção de tecnologia educacional por professores e escolas públicas. Até o momento, mais de 146 mil professores já utilizam essa ferramenta, que está disponível em www.guiaedutec.com.br/educador.

Izabella Cavalcante, gerente de articulação e fomento a políticas públicas do CIEB, enfatizou a inclusão da cidadania digital no cotidiano escolar. “O professor precisa desenvolver e ensinar o uso ético e responsável da tecnologia, tanto na sala de aula quanto nas redes sociais, para garantir acesso a direitos e responsabilidades”, afirmou.

Os participantes do painel também abordaram temas como fake news, cidadania digital, algoritmos e inteligência artificial, destacando a necessidade de os professores se familiarizarem com essas novas ferramentas. Fernando Vieira compartilhou uma preocupação crescente: o aumento de crises de ansiedade e casos de cyberbullying, não só entre alunos, mas também envolvendo professores. “Como professor de Matemática, uso a Internet para tornar as aulas de geometria mais atraentes. No entanto, é crucial que tanto professores quanto alunos entendam como utilizar as redes sociais e a Internet de forma responsável. A construção da cidadania digital depende dessa compreensão”, concluiu Vieira.

A discussão completa está disponível na íntegra no link fornecido pelo Convergência Digital.