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Disciplinas eletivas nas escolas públicas da Paraíba: Um modelo inspirador para o futuro dos estudantes brasileiros

  • 14 de junho de 2024
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Visando às perspectivas futuras dos alunos, o governo da Paraíba implementou disciplinas eletivas nas escolas públicas com o objetivo de auxiliá-los na tomada de decisões para suas carreiras após o término do ensino médio. Essa iniciativa despertou o interesse de outros estados, que agora consideram adotar medidas semelhantes. As matérias são projetadas para ajudar os alunos a escolherem os caminhos mais alinhados às suas aptidões e interesses, construindo, assim, uma trajetória de sucesso no mercado de trabalho.

Essas disciplinas vão além dos conhecimentos técnicos, abrangendo também o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Dessa forma, a transição para a vida adulta e o mercado de trabalho torna-se menos conturbada, visto que muitos jovens brasileiros relatam dificuldades nessa fase crucial de suas vidas. Afinal de contas não é fácil escolher ainda jovem a área em que vai atuar pelas próximas décadas.

Joaquim Neto, de 17 anos, estudante da 2ª série do ensino médio, foi entrevistado pelo jornal Folha de São Paulo e disse: “As aulas vão mudando e sendo relacionadas a sentimentos, ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e à vida profissional. Já precisamos ir pensando nessas coisas por estarmos na 2ª série, para não ficarmos tão perdidos ano que vem”. Joaquim estuda em uma Escola Cidadã Integral e Técnica, no interior do estado. Nelas, a formação dos jovens ocorre por meio de metodologias específicas e eletivas, que apresentam aos estudantes do ensino médio possibilidades de se sentirem integrantes de seus planos futuros.

O programa de disciplinas eletivas é estruturado com base em pesquisas realizadas diretamente com os alunos das escolas paraibanas. No chamado “Dashboard dos Sonhos”, os estudantes compartilham suas principais aspirações, desejos e sonhos para o futuro. Com essas informações, a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) pode programar as disciplinas eletivas de forma a atender as expectativas dos alunos.

Uma das matérias que vem ganhando maior reconhecimento na Paraíba é o “Projeto de Vida”. Nessa disciplina, os professores estimulam o autoconhecimento, a compreensão de questões complexas da vida adulta e a preparação para provas importantes, como o ENEM. Através de exercícios e dinâmicas individuais e em grupo, os alunos enfrentam desafios que os ajudam a entender melhor esse período tão complexo de suas vidas.

Essa iniciativa tem recebido reconhecimento em diversas regiões do país, apresentando-se como uma opção a ser considerada por outras escolas. Muitos estudantes ainda enfrentam dificuldades em definir seus sonhos e planos futuros. Com o incentivo ao autoconhecimento e à inteligência emocional, essa realidade pode ser transformada, permitindo que alunos de todo o Brasil almejem um futuro mais próspero.

O exemplo da Paraíba demonstra que, ao investir em disciplinas que promovam tanto o desenvolvimento técnico quanto o emocional dos alunos, é possível prepará-los melhor para os desafios futuros.