Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Escola em Tempo Integral avança e deve chegar a 1 milhão de matrículas - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Escola em Tempo Integral avança e deve chegar a 1 milhão de matrículas

  • 12 de agosto de 2024
  • redacao_eace
  • 0

No final de julho, foi dado mais um passo significativo para fomentar a criação de vagas no programa Escola em Tempo Integral. Foram indicados os membros do Comitê Nacional do Programa Escola em Tempo Integral (Conapeti), cuja responsabilidade é supervisionar e analisar a execução das estratégias e iniciativas em nível estadual, municipal e no Distrito Federal. 

A escola em tempo integral é um modelo educacional que estende a jornada escolar dos alunos, oferecendo uma carga horária maior do que a tradicional. Isso permite não apenas um aprendizado mais aprofundado, mas também o acesso a diversas atividades pedagógicas, culturais e esportivas que complementam o currículo acadêmico convencional.

Com a criação do Programa Escola em Tempo Integral, a proposta do governo é fomentar a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais) em todas as etapas e modalidades da educação básica. A prioridade será dada às escolas que atendem crianças em situação de maior vulnerabilidade. Estão previstos R$ 4 bilhões em investimentos, com uma meta de 1 milhão de matrículas na fase inicial.

O principal objetivo do programa é proporcionar uma educação mais completa e abrangente, que vá além das disciplinas básicas, focando também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, promoção da inclusão social e redução das desigualdades educacionais.

Segundo o Ministério da Educação, o Programa Escola em Tempo Integral foi estruturado em eixos que apoiarão o alcance da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) com a qualidade almejada. São cinco eixos: Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar. Esses eixos foram definidos a partir de avaliações, escutas, diálogos com redes de ensino, pesquisadores do campo, fóruns de Conselhos de Educação, organizações da sociedade civil, além da revisão de estudos e pesquisas já realizados sobre programas de ampliação da jornada escolar.

Os pais e mães interessados em oferecer aos filhos a escola em tempo integral devem procurar a secretaria de educação para saber em quais unidades o modelo já está disponível.