Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Seduc-PI incentiva leitura com entrega de 10 mil cheques-livros durante evento em Teresina - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Seduc-PI incentiva leitura com entrega de 10 mil cheques-livros durante evento em Teresina

  • 1 de julho de 2024
  • redacao_eace
  • 0

Projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marca presença na 22ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI), na Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Entre os dias 7 a 16 de junho, a Seduc apresentou os resido projeto Clube de Leitura, cujo objetivo[BF1]  é promover a formação de leitores, incentivando novos hábitos e a prática da compreensão crítica entre os estudantes. A cerimônia de lançamento ocorreu no dia 10 de junho, integrada à grade de programação do SALIPI, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Durante o evento, a Seduc distribuiu até 10 mil cheques-livros incentivando a participação dos jovens na feira, que apresentou atividades voltadas para diversas áreas das Linguagens, especialmente Leitura e Produção de Texto.

“O Clube de Leitura Seduc é mais um projeto que chega para impactar positivamente a aprendizagem dos estudantes e fortalecer a cultura da leitura nas escolas”, afirma o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira. “Nosso objetivo é impulsionar o acesso dos jovens piauienses ao mundo das letras, dos livros, dos autores, da leitura e da escrita”.

O projeto visa revitalizar bibliotecas e salas de leitura nas escolas, oferecendo um acervo de livros digitais por meio de uma nova plataforma, em colaboração com a Verisoft, além de realizar um diagnóstico da fluência e compreensão dos estudantes por meio de um programa em parceria com o Google. O Clube de Leitura também inclui um edital de fomento às escolas para fortalecer projetos e promover saraus culturais.

“A leitura abre muitos horizontes, ela não só ajuda no fortalecimento das aprendizagens, dos conhecimentos de vocês em todas as áreas, mas, sobretudo, estimula a criatividade dos jovens, que é algo que vai ser cada vez mais valorizado em um mundo em que as tecnologias estão avançando à velocidade da luz”, destaca o secretário.

De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o estado apresenta a segunda maior taxa de analfabetismo de pessoas de 15 anos ou mais, com 17,2%, ficando atrás apenas de Alagoas.