Aprender Conectado – EACE

Home - Notícias - Ruth Rocha encanta as crianças com personagens inesquecíveis - VOCÊ ESTÁ AQUI!

Ruth Rocha encanta as crianças com personagens inesquecíveis

  • 24 de junho de 2024
  • redacao_eace
  • 0

Quem nunca ouviu falar de Marcelo, Marmelo, Martelo, o menino que não se conformava com o nome das coisas e decidiu criar o próprio vocabulário? Ou de Teresinha e Gabriela, garotas tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo? Estes são alguns dos personagens criados pela autora de livros infantojuvenis, Ruth Rocha , uma das autoras mais queridas no universo dos livros infantojuvenis.

Lidos por crianças de diversas gerações e por pais e mães para seus filhos antes da alfabetização, os livros de Ruth Rocha se tornaram clássicos. Nascida em São Paulo, no dia 2 de março de 1931, aos 93 anos, ela continua a inspirar com suas obras, encantando jovens e crianças. Até o momento, Ruth já publicou mais de 200 livros, traduzidos para 25 idiomas, e alcançou a marca de 20 milhões de cópias vendidas.

Formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Ruth Rocha nunca se afastou do mundo literário. Em 1967, começou a escrever sobre educação para a revista Cláudia, direcionada ao público feminino. Seu vínculo com a literatura infantil se fortaleceu com sua colaboração na revista Recreio, onde publicou diversas histórias infantis. Em 1973, passou a coordenar o departamento de publicações infantojuvenis da Editora Abril, consolidando sua posição no cenário literário.

As décadas de 1960 e 1970 foram períodos de renovação na literatura infantil e juvenil no Brasil, com muitas iniciativas para promover a leitura entre os mais jovens. Ruth Rocha começou sua carreira literária nesse ambiente fecundo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do gênero. Em 1976, lançou seu primeiro livro, “Palavras, Muitas Palavras”, com ilustrações de Raul Fernandes, ensinando de forma divertida que aprender a ler pode ser uma experiência prazerosa.

Ruth Rocha é uma defensora fervorosa dos direitos das crianças e sempre foi reconhecida por trazer uma visão inovadora quanto a elas. Em parceria com Otávio Roth, escreveu a “Declaração Universal dos Direitos Humanos Para Crianças” (1988), lançada na sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque. Este projeto reafirmou seu compromisso com a educação e o bem-estar infantil, valores sempre presentes em suas obras.

Em 2007, Ruth Rocha foi eleita membro da Academia Paulista de Letras e assumiu a 38ª cadeira da instituição. Apostando na irreverência, independência, poesia e bom humor, ela utilizou sua influência no meio para destacar a importância de estimular as crianças a questionarem o mundo e a si mesmas. Sua trajetória revela um profundo respeito e amor pela infância, refletindo sua crença no valor dessa fase na vida de cada indivíduo como um período de aprendizado e descobertas pessoais.

CONHEÇA SUAS PRINCIPAIS OBRAS:

  1. “Marcelo, Marmelo, Martelo” – 1976
  2. “Quem Tem Medo De Quê?” – 2003
  3. “Bom Dia, Todas as Cores!” – 2013
  4. “O Reizinho Mandão” – 1978
  5. “Romeu e Julieta” – 1977
  6. “O Menino que Aprendeu a Ver” – 19867. “As coisas que a gente fala” – 2012
  7. “Palavras, Muitas Palavras” – 1976
  8. “Poemas Que Escolhi Para As Crianças” – 2013
  9. “O monstro do quarto do Pedro – Coleção Comecinho” – 2024 (O mais recente da autora)